Milhares de manifestantes saíram às ruas de Minneapolis, nos Estados Unidos, para protestar contra a morte de uma cidadã americana de 37 anos, baleada por um agente do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE).
O incidente ocorreu na noite desta quarta-feira (7/01) durante uma operação federal na cidade.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Um vídeo registrou o momento em que o agente de imigração dos Estados Unidos disparou contra a mulher enquanto ela estava dentro de um carro. Após ser atingida, a vítima colidiu com um poste.
Segundo o Departamento de Segurança Interna (DHS), o agente efetuou o disparo depois que a mulher tentou avançar com o veículo contra os oficiais. O senador estadual Omar Fateh afirmou que, de acordo com testemunhas, agentes federais impediram um médico de tentar socorrer e reanimar a vítima após o disparo.
A operação que resultou na morte da mulher faz parte de uma grande ofensiva migratória anunciada pelo DHS na terça-feira (6/01), que mobilizou aproximadamente 2 mil agentes federais em Minneapolis e na cidade vizinha de St. Paul.
A ação está parcialmente relacionada a investigações sobre supostas fraudes envolvendo residentes de origem somali na região.
De acordo com autoridades, este é pelo menos o quinto caso de morte registrado em operações similares realizadas em diferentes estados americanos desde 2024.
O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, criticou duramente a atuação dos agentes federais. “Agentes de imigração estão causando caos em nossa cidade“, disse. “Exigimos que o ICE deixe a cidade e o estado imediatamente. Estamos ao lado das comunidades de imigrantes e refugiados.”
A secretária do DHS, Kristi Noem, defendeu a ação dos agentes. “Esses ataques com veículos são atos de terrorismo doméstico. Estamos trabalhando com o Departamento de Justiça para processá-los dessa forma”, afirmou.
A polícia local informou que os protestos superaram em número os realizados após a morte de George Floyd em 25 de maio de 2020 na mesma cidade. Durante as manifestações, os participantes gritavam frases como “Vergonha! Vergonha!” e “ICE fora de Minnesota!”.
Segundo o The New York Times, as manifestações têm caráter pacífico e já se espalharam para outras cidades americanas, como Nova York.
Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre a identidade completa da vítima nem informações sobre possíveis investigações internas sobre a conduta do agente envolvido no disparo.
Leia mais: Trump ordena saída dos EUA de 66 organizações internacionais
