Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoQuem é Laura Fernández, nova presidente eleita da Costa...

Quem é Laura Fernández, nova presidente eleita da Costa Rica 

A candidata do Partido Soberano do Povo venceu as eleições presidenciais da Costa Risca no último domingo (1/2)

A cientista política Laura Fernández, de 39 anos, será a nova presidente da Costa Rica. A candidata do Partido Soberano do Povo venceu as eleições presidenciais da Costa Risca no último domingo (1/2).

Ela conquistou 48,5% dos votos, superando Álvaro Ramos do Partido da Libertação Nacional, que obteve 32,12%. O resultado foi divulgado pelo Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) após a apuração de 88,43% das urnas. A posse está marcada para 8 de maio.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O pleito registrou participação de 69,5% do eleitorado, índice superior aos 56,8% observados nas eleições de 2022, conforme dados das autoridades da Costa Rica. A votação ocorreu em um contexto de crescente preocupação com a segurança pública no país de 5,2 milhões de habitantes, tradicionalmente reconhecido como um dos mais estáveis da América Central.

Conhecida pela posição conservadora, Fernandez é apoiadora do presidente dos EUA Donald Trump e das megaprisões do salvadorenho Nayib Bukele. Ela foi a candidata do atual governo, também de direita, e se tornará a segunda mulher a presidir o país centro-americano, após Laura Chinchilla, que governou entre 2010 e 2014.

Continuidade e desafios

A presidente eleita construiu sua carreira como assessora e funcionária pública, tendo atuado no Ministério do Planejamento Nacional e Política Econômica, onde foi nomeada ministra em 2022 pelo atual presidente Rodrigo Chaves. Ela também ocupou o cargo de ministra da Presidência.

Fernández, de 39 anos, fez campanha defendendo a continuidade das políticas do atual presidente, Rodrigo Chaves, que, pelas regras do país, não pode concorrer à reeleição. Ela prometeu continuar com as políticas de segurança rígidas, propostas populistas, mensagem anti-establishment e acenou com a construção de megaprisões, nos moldes das de El Salvador.

Em seu discurso após a confirmação do resultado, Fernández reafirmou o compromisso de dar continuidade às políticas da administração de Chaves.

“O povo falou, a democracia decidiu. A Costa Rica votou pela continuidade da mudança, uma mudança que busca resgatar e aperfeiçoar as instituições e devolvê-las ao povo soberano para criar maior bem-estar e prosperidade.” Demos um exemplo de como, em tempos de paz, as urnas podem fomentar uma verdadeira revolução política”, declarou Fernández em seu discurso de vitória.

Seu plano de governo enfatiza as conquistas econômicas da atual gestão como base para seu mandato até 2030. A presidente eleita destacou o crescimento econômico, a redução do desemprego e a diminuição da dívida pública como conquistas a serem mantidas

Segurança pública

O aumento da criminalidade nos últimos anos na Costa Rica, um país historicamente pacífico, pode ter sido um fator decisivo para muitos eleitores. Alguns deles culpam o atual governo por não ter conseguido reduzir esses índices, mas muitos foram atraídos pela promessa de Laura Fernández de braço firme na luta contra o narcotráfico.

Apesar do bom desempenho econômico, a Costa Rica enfrenta desafios significativos na área de segurança. Em 2025, o país registrou sua terceira maior taxa de homicídios, com 16,7 mortes por 100 mil habitantes, conforme dados da Agência de Investigação Judicial (OIJ). O aumento da violência é atribuído principalmente ao narcotráfico e aos confrontos entre gangues criminosas.

A deterioração da segurança pública tem afetado o cotidiano dos costarriquenhos, especialmente em áreas urbanas como Hatillo, um dos bairros mais populosos de San José.

Atual ministra da Presidência, Fernández promete concluir um presídio inspirado na megaprisão para membros de gangues de Bukele, em El Salvador, e impor estados de exceção, como fez o mandatário salvadorenho para acabar com a insegurança, embora ONGs o acusem de violar os direitos humanos.

Leia mais: Ladrões armados assaltam joalheria em plena luz do dia em Londres

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Ladrões armados assaltam joalheria em plena luz do dia em Londres

Ladrões armados assaltam joalheria em plena luz do dia em Londres

Os assaltantes não foram identificados e, até o momento, ninguém foi preso
Fontana di Trevi

Roma começa a cobrar taxa de 2 euros para acesso à Fontana di Trevi

Cobrança tem como objetivo controlar o fluxo de visitantes e gerar recursos para preservação do monumento
Arquivos Epstein: Como o magnata pode ter criado a “fortaleza da extrema-direita” nos EUA

Arquivos Epstein: Como o magnata pode ter criado a “fortaleza da extrema-direita” nos EUA

E-mails divulgados mostram que Jeffrey Epstein se encontrou com o dono do fórum "4chan", onde até mesmo funcionários do governo têm contas
J.K. Rowling, autora de “Harry Potter”, aparece na nova leva dos Arquivos Epstein

J.K. Rowling, autora de “Harry Potter”, aparece na nova leva dos Arquivos Epstein

Equipe da renomada escritora teria convidado o magnata a um jantar e uma sessão de cinema dez anos depois de sua condenação por prostituição infantil