Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoCoreia do Sul busca "restauração total" dos laços com...

Coreia do Sul busca “restauração total” dos laços com a China em 2026

Encontro entre Lee e Xi Jinping em Pequim marca segunda reunião em dois meses e aborda cooperação econômica e questões de segurança na região asiática

O presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, disse nesta segunda-feira que deseja iniciar uma “nova fase” nas relações com a China, depois de se reunir com o presidente Xi Jinping durante a primeira viagem de Lee a Pequim desde que assumiu o cargo em junho.

“Esta reunião será uma oportunidade importante para fazer de 2026 o primeiro ano de restauração em grande escala das relações entre a Coreia e a China”, disse Lee. “Acredito que os esforços para desenvolver a cooperação estratégica e a parceria entre os dois países em uma tendência irreversível dos tempos continuarão.”

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Foi o segundo encontro de Lee com Xi em apenas dois meses, um sinal do grande interesse de Pequim em impulsionar a colaboração econômica e o turismo com Seul, uma vez que as relações da China com a outra grande economia do nordeste asiático, o Japão, atingiram o ponto mais baixo em anos devido a uma disputa em relação a Taiwan.

Em comentários relatados pela agência de notícias oficial da China, a Xinhua, Xi fez uma referência direta incomum à experiência compartilhada por chineses e coreanos de resistir ao Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais: Jovem desaparecido no Pico Paraná é encontrado vivo após cinco dias

“Há mais de 80 anos, a China e a Coreia do Sul fizeram enormes sacrifícios nacionais e conquistaram a vitória contra o militarismo japonês”, disse Xi a Lee.

Os dois países devem “proteger a paz e a estabilidade no nordeste da Ásia”, acrescentou Xi.

A Coreia do Sul e a China “afirmaram a importância de retomar o diálogo com a Coreia do Norte e concordaram em continuar explorando maneiras criativas de reduzir as tensões e construir a paz na Península Coreana”, disse Wi Sung-lac, assessor de segurança de Lee, em uma coletiva de imprensa após a reunião de Lee com Xi.

Lee, eleito em uma eleição antecipada em junho, prometeu fortalecer os laços com os Estados Unidos sem antagonizar a China, ao mesmo tempo em que busca reduzir as tensões com o Norte.

Pequim, por sua vez, vem buscando laços mais fortes com Seul desde o rompimento com o Japão. A primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sugeriu em novembro que Tóquio poderia tomar medidas militares se Pequim atacar Taiwan.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Presidente foi às redes sociais para comentar bombardeios e reforça pedido por diálogo e cooperação
Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

CDC dos EUA enviou especialistas para auxiliar autoridades locais no controle da situação
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump