Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoRoubo descarado no Louvre teve ladrões desarmados, guindaste e...

Roubo descarado no Louvre teve ladrões desarmados, guindaste e 8 joias levadas; veja o que se sabe

Bandidos levaram de seis a sete minutos para roubarem oito joias da Coroa Francesa, de valor inestimável, em plena luz do dia

O assunto do dia foi o roubo descarado no Museu do Louvre, em Paris, com a subtração de oito joias de valor inestimável, em plena luz do dia, num típico domingo no local em que, só em 2024, recebeu 8,7 milhões de visitantes. Para que o crime se concretizasse, os bandidos nem precisaram estar armados. Segundo a agência Reuters, uma esmerilhadeira serviu para ameaçar os guardas.

As investigações apontam que os criminosos tiveram o auxílio de um guindaste para entrarem no prédio da Galerie d’Apollon, uma das salas mais importantes do Louvre, onde estão abrigadas as joias da Coroa Francesa. Após o roubo, até tentaram incendiar o equipamento, mas não tiveram sucesso.

Leia mais: Criminosos invadem o Museu do Louvre e roubam joias da coleção imperial

A invasão se deu por volta de 9h30, logo após a abertura do museu para visitação. O roubo levou de seis a sete minutos, realizado por quatro pessoas. Durante a fuga, os bandidos perderam a coroa da esposa de Napoleão 3º, a Imperatriz Eugênia, informou a Reuters.

Lais mais: Coroa de diamantes roubada no Louvre é achada jogada na rua em Paris

Incômodo sobre segurança

O roubo levanta questões incômodas sobre a segurança no Louvre, onde a falta de investimento já foi alertada por autoridades. O presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu levar os criminosos à Justiça.

“Recuperaremos as obras, e os responsáveis ​​serão levados à justiça. Tudo está sendo feito, em todos os lugares, para alcançar esse objetivo, sob a liderança do Ministério Público de Paris”, escreveu Macron na rede social X.

No início deste ano, autoridades do Louvre solicitaram ajuda urgente do governo francês para restaurar e renovar salas de exposição envelhecidas, a fim dar melhor proteção para as inúmeras obras de arte.

Na mesma postagem no X, Macron afirmou que um novo plano do governo para o Louvre, anunciado em janeiro, “prevê o fortalecimento da segurança”.

Linhas de investigação em aberto

Apesar de manter todas as linhas de investigação em aberto, o Ministério Público parisiense acredita que o roubo tenha sido encomendado por um colecionador. Se for o caso, a possibilidade de os itens serem recuperados em bom estado aumenta.

Em um dos roubos de arte mais ousados da história, a Mona Lisa foi levada do Louvre em 1911, em um assalto envolvendo um ex-funcionário. O suspeito foi pego, e a pintura foi devolvida ao museu dois anos depois.

Notícias que importam para você

Brasil aguarda resposta dos EUA para avançar em plano que deve guiar negociações comerciais

Brasil aguarda resposta dos EUA para avançar em plano que deve guiar negociações comerciais

Vieira se reuniu com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington, após dois encontros durante o G7, grupo dos sete países mais ricos do planeta, no Canadá
Homem dentro de uma mesquita com as paredes danificadas por chamas

Presidente de Israel condena ataques na Cisjordânia: “passou dos limites”

Chefe do Exército israelense afirmou que “não vai tolerar” novos ataques; autoridade palestina acusa Israel de apoiar os colonos
Marco Rubio fala aos repórteres com bandeira dos EUA ao fundo

No G7, secretário de Estado dos EUA rejeita críticas aos ataques no Caribe

Rubio disse que europeus não podem ditar como Washington defende sua segurança nacional