O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, apresentou nesta quarta-feira (7/1) um plano de três fases para a Venezuela que inclui as etapas de estabilização, recuperação e transição.
O plano foi anunciado depois das forças norte-americanas capturarem o líder da Venezuela Nicolás Maduro no último sábado (2/1).
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
A primeira fase, segundo Rubio, é “estabilizar” a Venezuela: “Não queremos que o país se transforme em um caos”, disse Rubio, após informar os senadores norte-americanos sobre o plano do governo Trump para o país.
O bloqueio das exportações de petróleo venezuelano é parte essencial dessa fase, como afirmou o secretário. Segundo ele, o controle do recurso beneficiará a população local: “Vamos vendê-lo no mercado, não com os descontos que a Venezuela vinha recebendo. Esse dinheiro será então administrado de tal forma que controlaremos como ele será distribuído, de um jeito que beneficie o povo venezuelano, não a corrupção, não o regime”, afirmou Rubio.
A Venezuela entregará entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo aos Estados Unidos como parte do acordo, conforme anunciado pelo presidente Trump no dia anterior.
Após a estabilização, o plano anunciado pelos EUA inclui a etapa de “recuperação”, que inclui uma expansão do acesso ao mercado venezuelano e um processo de “reconciliação”, como explicou Marco Rubio.
“A segunda fase será uma fase que chamamos de recuperação, e isso é garantir que as empresas norte-americanas, ocidentais e outras tenham acesso ao mercado venezuelano de uma forma justa. Além disso, ao mesmo tempo, começar a criar o processo de reconciliação nacional na Venezuela, para que as forças de oposição possam ser anistiadas e libertadas das prisões ou levadas de volta ao país, e começar a reconstruir a sociedade civil”, acrescentou Rubio sobre a segunda fase.
A terceira e última etapa do plano seria a de transição de poder. No entanto, cronograma para a realização de eleições na Venezuela ainda não foi divulgado. Tanto Rubio quanto a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, indicaram que é cedo para discutir esse tema.
“Algumas dessas etapas vão se sobrepor. Eu descrevi tudo isso a eles com grande nível de detalhe. Teremos mais informações nos próximos dias, mas sentimos que estamos avançando aqui de uma forma muito positiva”, completou o secretário.
