Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoEUA querem "estabilizar e recuperar" Venezuela antes de transição

EUA querem “estabilizar e recuperar” Venezuela antes de transição

Secretário de Estado dos EUA detalha plano de três fases para "estabilizar" Venezuela, que inclui controle do petróleo e transição do poder

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, apresentou nesta quarta-feira (7/1) um plano de três fases para a Venezuela que inclui as etapas de estabilização, recuperação e transição.

O plano foi anunciado depois das forças norte-americanas capturarem o líder da Venezuela Nicolás Maduro no último sábado (2/1).

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A primeira fase, segundo Rubio, é “estabilizar” a Venezuela: “Não queremos que o país se transforme em um caos”, disse Rubio, após informar os senadores norte-americanos sobre o plano do governo Trump para o país.

O bloqueio das exportações de petróleo venezuelano é parte essencial dessa fase, como afirmou o secretário. Segundo ele, o controle do recurso beneficiará a população local: “Vamos vendê-lo no mercado, não com os descontos que a Venezuela vinha recebendo. Esse dinheiro será então administrado de tal forma que controlaremos como ele será distribuído, de um jeito que beneficie o povo venezuelano, não a corrupção, não o regime”, afirmou Rubio.

A Venezuela entregará entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo aos Estados Unidos como parte do acordo, conforme anunciado pelo presidente Trump no dia anterior.

Após a estabilização, o plano anunciado pelos EUA inclui a etapa de “recuperação”, que inclui uma expansão do acesso ao mercado venezuelano e um processo de “reconciliação”, como explicou Marco Rubio.

“A segunda fase será uma fase que chamamos de recuperação, e isso é garantir que as empresas norte-americanas, ocidentais e outras tenham acesso ao mercado venezuelano de uma forma justa. Além disso, ao mesmo tempo, começar a criar o processo de reconciliação nacional na Venezuela, para que as forças de oposição possam ser anistiadas e libertadas das prisões ou levadas de volta ao país, e começar a reconstruir a sociedade civil”, acrescentou Rubio sobre a segunda fase.

A terceira e última etapa do plano seria a de transição de poder. No entanto, cronograma para a realização de eleições na Venezuela ainda não foi divulgado. Tanto Rubio quanto a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, indicaram que é cedo para discutir esse tema.

“Algumas dessas etapas vão se sobrepor. Eu descrevi tudo isso a eles com grande nível de detalhe. Teremos mais informações nos próximos dias, mas sentimos que estamos avançando aqui de uma forma muito positiva”, completou o secretário.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Presidente foi às redes sociais para comentar bombardeios e reforça pedido por diálogo e cooperação
Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

CDC dos EUA enviou especialistas para auxiliar autoridades locais no controle da situação
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump