Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoRússia bombardeia Kiev com drones e mísseis; quatro pessoas...

Rússia bombardeia Kiev com drones e mísseis; quatro pessoas morrem e dezenas ficam feridas

Ucrânia confirma uma das maiores ofensivas dos russos contra a capital até o momento na guerra; maior parte dos armamentos foi abatida, diz Kiev

A Rússia lançou um ataque maciço com drones e mísseis contra Kiev na madrugada de sexta-feira (14/11), matando quatro pessoas e ferindo dezenas em ataques a instalações de energia, prédios de apartamentos e infraestrutura, disseram autoridades ucranianas.

O presidente Volodymyr Zelenskiy afirmou que as forças russas usaram 430 drones e 18 mísseis, tornando o ataque um dos maiores na capital até agora. Kiev estava respondendo com ataques de longo alcance, disse ele, pedindo aos aliados que endurecessem as sanções contra a Rússia.

Leia Mais: Rússia está disposta a retomar diálogo com Ucrânia em Istambul, diz autoridade

A Força Aérea informou que a maioria dos drones e mísseis foi abatida, mas as autoridades disseram que a queda de destroços e incêndios danificaram apartamentos em arranha-céus, uma escola, um centro médico e prédios administrativos em nove distritos da cidade de cerca de 3 milhões de habitantes.

“Um ataque perverso — até o momento, sabemos que há dezenas de feridos, incluindo crianças e uma mulher grávida. Infelizmente, quatro pessoas foram mortas”, declarou Zelenskiy em um post no X.

Muitas pessoas gritando

Anastasia, de 29 anos, descreveu o momento em que seu bloco de apartamentos foi atingido: “Naquele momento, você não sabe o que fazer primeiro: salvar a si mesmo, seu filho, ou correr para ajudar as pessoas, porque muitas pessoas estavam gritando e precisavam de ajuda”, contou ela.

Zelenskiy disse que a Embaixada do Azerbaijão foi atingida por destroços de um míssil Iskander.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que pelo menos 29 pessoas ficaram feridas em toda a cidade, incluindo duas crianças, e uma mulher grávida estava entre as nove pessoas tratadas no hospital.

Imagens mostraram chamas sobre a cidade em vários locais, enquanto os moradores se amontoavam em ruas repletas de escombros do lado de fora dos prédios após o ataque.

O sistema de aquecimento da cidade também sofreu danos, com o serviço cortado em um distrito, mas as interrupções de emergência foram resolvidas, disse o prefeito. Cortes parciais de energia foram anunciados na região central de Kiev, na região de Odessa, no sul, e na região de Donetsk, no leste, informou o Ministério da Energia.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo