Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoRússia bombardeia Kiev com drones e mísseis; quatro pessoas...

Rússia bombardeia Kiev com drones e mísseis; quatro pessoas morrem e dezenas ficam feridas

Ucrânia confirma uma das maiores ofensivas dos russos contra a capital até o momento na guerra; maior parte dos armamentos foi abatida, diz Kiev

A Rússia lançou um ataque maciço com drones e mísseis contra Kiev na madrugada de sexta-feira (14/11), matando quatro pessoas e ferindo dezenas em ataques a instalações de energia, prédios de apartamentos e infraestrutura, disseram autoridades ucranianas.

O presidente Volodymyr Zelenskiy afirmou que as forças russas usaram 430 drones e 18 mísseis, tornando o ataque um dos maiores na capital até agora. Kiev estava respondendo com ataques de longo alcance, disse ele, pedindo aos aliados que endurecessem as sanções contra a Rússia.

Leia Mais: Rússia está disposta a retomar diálogo com Ucrânia em Istambul, diz autoridade

A Força Aérea informou que a maioria dos drones e mísseis foi abatida, mas as autoridades disseram que a queda de destroços e incêndios danificaram apartamentos em arranha-céus, uma escola, um centro médico e prédios administrativos em nove distritos da cidade de cerca de 3 milhões de habitantes.

“Um ataque perverso — até o momento, sabemos que há dezenas de feridos, incluindo crianças e uma mulher grávida. Infelizmente, quatro pessoas foram mortas”, declarou Zelenskiy em um post no X.

Muitas pessoas gritando

Anastasia, de 29 anos, descreveu o momento em que seu bloco de apartamentos foi atingido: “Naquele momento, você não sabe o que fazer primeiro: salvar a si mesmo, seu filho, ou correr para ajudar as pessoas, porque muitas pessoas estavam gritando e precisavam de ajuda”, contou ela.

Zelenskiy disse que a Embaixada do Azerbaijão foi atingida por destroços de um míssil Iskander.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que pelo menos 29 pessoas ficaram feridas em toda a cidade, incluindo duas crianças, e uma mulher grávida estava entre as nove pessoas tratadas no hospital.

Imagens mostraram chamas sobre a cidade em vários locais, enquanto os moradores se amontoavam em ruas repletas de escombros do lado de fora dos prédios após o ataque.

O sistema de aquecimento da cidade também sofreu danos, com o serviço cortado em um distrito, mas as interrupções de emergência foram resolvidas, disse o prefeito. Cortes parciais de energia foram anunciados na região central de Kiev, na região de Odessa, no sul, e na região de Donetsk, no leste, informou o Ministério da Energia.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Homem ataca guardas no Arco do Triunfo em Paris e é morto pela polícia

Um homem armado com faca atacou policiais da Guarda Republicana no Arco do Triunfo, em Paris, nesta sexta-feira (13/2)
Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

Macron pede medidas mais rigorosas contra o antissemitismo na França

O presidente francês pediu esforços intensificados para combater o antissemitismo no país, depois que dados recentes mostraram que a hostilidade contra os judeus permaneceu alta
Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Brasileira é condenada a 10 anos por participação em duplo homicídio nos EUA

Condenação foi proferida no condado de Fairfax; ex-patrão e amante da brasileira também foi considerado culpado pelas mortes
Trump pressiona Zelensky para “fechar acordo” com Putin

Trump pressiona Zelensky para “fechar acordo” com Putin

Para o presidente dos Estados Unidos, o líder ucraniano pode perder uma "grande oportunidade" de paz se não firmar acordo com a Rússia