Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoSuprema Corte da Venezuela nomeia vice para presidência interina

Suprema Corte da Venezuela nomeia vice para presidência interina

Tribunal busca garantir continuidade administrativa do governo venezuelano após detenção de Maduro pelos Estados Unidos

A Câmara Constitucional da Suprema Corte da Venezuela determinou que a vice-presidente Delcy Rodríguez assuma interinamente a presidência do país. A decisão judicial foi emitida neste sábado (3), após Nicolás Maduro ter sido detido em operação militar realizada pelos Estados Unidos na madrugada. A medida visa garantir a continuidade administrativa do governo venezuelano durante a ausência do presidente.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O tribunal especificou que Rodríguez deve ocupar “o cargo de Presidente da República Bolivariana da Venezuela, a fim de garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da Nação”. A Suprema Corte também informou que analisará a situação para “determinar o quadro jurídico aplicável para garantir a continuidade do Estado, a administração do governo e a defesa da soberania face à ausência forçada do Presidente da República”.

A ordem judicial foi expedida após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que o governo norte-americano pretende administrar a Venezuela após a captura de Maduro. Em resposta a esta declaração, Rodríguez afirmou que Nicolás Maduro continua sendo o único presidente legítimo do país.

Em pronunciamento transmitido pela televisão estatal de Caracas, a vice-presidente pediu calma e união aos venezuelanos para defender o país diante do que ela caracterizou como “sequestro” de Maduro. Durante seu discurso, Rodríguez também declarou que a Venezuela jamais se tornará colônia de qualquer nação estrangeira.

A crise política envolve diretamente Maduro, presidente da Venezuela até sua detenção, e Rodríguez, agora designada pela Suprema Corte para assumir interinamente o comando do país. Os acontecimentos se desenrolaram em território venezuelano, com a subsequente ordem judicial sendo emitida em Caracas, capital do país.

Leia Mais: Vice-presidente da Venezuela “vai fazer o que a gente quiser”, diz Trump

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Presidente foi às redes sociais para comentar bombardeios e reforça pedido por diálogo e cooperação