Nevascas e ventos fortes continuam a afetar algumas regiões da Europa, suspendendo voos e congestionando estradas. Nesta quarta-feira (7/12) a condição climática provocou o cancelamento de 800 voos no Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, na Holanda, após a tempestade Goretti atingir a costa atlântica europeia.
Na França, as autoridades de aviação civil solicitaram redução de 40% dos voos no aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, o principal aeroporto internacional de Paris, e 25% no aeroporto de Orly também em Paris.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O Aeroporto Schiphol enfrenta seu sexto dia consecutivo de interrupções operacionais, afetando um dos terminais mais movimentados do continente europeu. Mais de mil passageiros passaram a última noite no terminal holandês, onde a administração providenciou camas nas instalações e ofereceu alimentação aos viajantes impossibilitados de seguir viagem.
As estradas da Holanda registravam mais de 700 quilômetros de congestionamentos por volta das 5h desta quarta-feira (horário de Brasília). A empresa ferroviária nacional holandesa NS aconselha os passageiros a adiarem suas viagens, exceto em casos de absoluta necessidade, enquanto as autoridades do país pediram à população para trabalhar em casa, se possível.
Em Paris, os serviços de ônibus foram suspensos devido à neve que caiu durante a madrugada. Na Bélgica, há registros de trens parados na fronteira com a Holanda, e dezenas de voos foram cancelados no aeroporto de Bruxelas.
De acordo com a agência de notícias holandesa ANP, a região de De Bilt, onde são realizados estudos meteorológicos na Holanda, registra um período de neve mais prolongado este ano do que nos quatro anos anteriores combinados.
As previsões indicam que o mau tempo continuará nos próximos dias. O serviço meteorológico britânico Met Office prevê que o sul do Reino Unido será a região mais afetada da Europa na quinta e sexta-feira.
Ainda não há informações sobre quando a situação será normalizada nos aeroportos e sistemas de transporte afetados pela tempestade Goretti.
Leia mais: Onda de calor causa incêndios florestais no sul da Austrália
