O presidente Donald Trump afirmou nesta quinta-feira que o ex-presidente Barack Obama teria divulgado informações confidenciais ao comentar recentemente sobre a existência de alienígenas. Trump, no entanto, não apresentou provas para sustentar a acusação.
“Ele retirou isso de informações confidenciais. Não deveria fazer isso. Cometeu um grande erro”, disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One, durante viagem à Geórgia.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
A declaração ocorre após entrevista de Obama ao podcaster Brian Tyler Cohen, divulgada no sábado. Questionado se alienígenas são reais, o ex-presidente respondeu que acredita na possibilidade de vida fora da Terra, mas afirmou que não viu evidências de extraterrestres na Terra nem qualquer ocultação na Área 51.
A Area 51, base da Força Aérea em Nevada, é alvo frequente de teorias da conspiração que alegam a existência de naves e corpos alienígenas no local. Documentos divulgados pela CIA em 2013 indicam que a instalação foi usada para testes de aeronaves espiãs.
Em publicação no Instagram no domingo, Obama reforçou que não viu provas de contato extraterrestre durante seu mandato e afirmou que, embora considere altas as chances estatísticas de existir vida em outras partes do universo, avalia como baixa a probabilidade de visita à Terra devido às grandes distâncias espaciais.
Questionado nesta quinta-feira, Trump declarou: “Não sei se eles são reais ou não”, ao ser perguntado se teve acesso a evidências sobre alienígenas. A Casa Branca informou que não tinha comentários adicionais. O gabinete de Obama não respondeu imediatamente.
Nos últimos anos, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Pentágono) investigou relatos de objetos voadores não identificados. Autoridades militares afirmaram, em 2022, que não encontraram evidências de visitas extraterrestres.
Relatório divulgado em 2024 concluiu que, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, não há provas de tecnologia extraterrestre e que a maioria dos avistamentos analisados envolvia objetos ou fenômenos comuns interpretados de forma equivocada.
Leia mais: Trump é flagrado cochilando durante lançamento do Conselho da Paz; veja vídeo
