Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoTrump assina ordem para reclassificar maconha como droga menos...

Trump assina ordem para reclassificar maconha como droga menos perigosa nos EUA

Medida pode ampliar pesquisas sobre cannabis medicinal e beneficiar pacientes de doenças crônicas

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou nesta quinta-feira (18/12) uma ordem que recomenda a reclassificação da maconha para uma categoria de drogas considerada menos perigosa. 

A recomendação presidencial busca transferir a maconha de sua atual classificação na Lista I, onde está no mesmo grupo de substâncias como heroína e ecstasy, consideradas de alto potencial de abuso e sem uso médico reconhecido, para a Lista III, uma categoria que inclui medicamentos com benefícios médicos aceitos mas que ainda apresentam potencial de abuso “moderado”, como o Tylenol com codeína. 

“Esta ordem de reclassificação facilitará muito a realização de pesquisas médicas relacionadas à maconha, permitindo-nos estudar os benefícios, os perigos potenciais e os tratamentos futuros”, afirmou Trump à imprensa da Casa Branca. 

Além da ampliação das pesquisas, a medida pode trazer diversos impactos para a regulamentação federal da droga nos Estados Unidos, incluindo benefícios para a indústria do setor, redução de penas criminais e melhorar o acesso a produtos terapêuticos.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Em nota, a Casa Branca ressaltou que a mudança pode beneficiar os pacientes que usam maconha medicinal: “A longa demora do Governo Federal em reconhecer o uso medicinal da maconha não beneficia os americanos que relatam benefícios para a saúde decorrentes do uso medicinal da maconha para aliviar dores crônicas e outras doenças reconhecidas pela medicina”. 

A decisão final sobre a reclassificação depende da aprovação da Agência de Fiscalização de Drogas (DEA). Se aprovada, a maconha continuará sendo considerada uma substância controlada e portanto com restrições sobre fabricação, venda e posse. 

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo