Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaTrump atinge a China com tarifas retaliatórias em uma...

Trump atinge a China com tarifas retaliatórias em uma escalada da guerra comercial

Presidente dos EUA fez anúncio em rede social

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que estava elevando as tarifas sobre as exportações chinesas para os EUA para 100% e impondo controles de exportação sobre “todo e qualquer software crítico” em uma represália aos limites de exportação recentemente anunciados pela China sobre minerais de terras raras essenciais para a tecnologia e outras manufaturas.

“Com base no fato de a China ter assumido essa posição sem precedentes, e falando apenas pelos EUA, e não por outras nações que foram ameaçadas de forma semelhante, a partir de 1º de novembro de 2025 (ou antes, dependendo de quaisquer outras ações ou mudanças tomadas pela China), os Estados Unidos da América imporão uma tarifa de 100% sobre a China, além de qualquer tarifa que eles estejam pagando atualmente”, disse Trump em sua plataforma Truth Social. “Também em 1º de novembro, imporemos controles de exportação sobre todo e qualquer software crítico.”

O anúncio foi feito depois de uma postagem de mais cedo nesta sexta-feira, que sinalizava que novas taxas contra produtos chineses estavam a caminho, ao mesmo tempo em que ameaçava cancelar uma reunião com o presidente Xi Jinping, uma investida contra Pequim que levou os mercados e as relações entre as maiores economias do mundo a uma espiral.

Trump, que tem um encontro previsto com Xi em cerca de três semanas na Coreia do Sul, reclamou nas redes sociais sobre o que ele caracterizou como os planos da China de manter a economia global refém depois que a China expandiu drasticamente seus controles de exportação de elementos de terras raras na quinta-feira. A China domina o mercado de tais elementos, que são essenciais para a fabricação de tecnologia.

Trump disse que não havia motivo para realizar a reunião com Xi que ele havia anunciado anteriormente. Pequim nunca havia confirmado a reunião entre os líderes.

As declarações sinalizaram a maior ruptura nas relações em quatro meses e imediatamente levantaram questões sobre se uma distensão econômica entre Pequim e Washington — a maior fábrica do mundo e seu maior consumidor – pode sobreviver.

Reuters – Tradução Redação São Paulo

Notícias que importam para você

Sede do Banco Central, em Brasília

BC aperta regras de provedores de TI para instituições financeiras

Medidas reforçam segurança no sistema financeiro
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, cumprimenta um membro do Supremo Tribunal de Justiça durante a abertura do novo período judicial com os magistrados do Supremo Tribunal, em Caracas. (Foto: Miraflores Palace/Handout/Reuters)

Venezuela anuncia lei de anistia para presos políticos

Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, afirma que medida busca pacificação nacional
cartaz com imagens do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de Jeffrey Epstein colado em um ponto de ônibus em Nuuk, na Groenlândia

Arquivos de Epstein mencionam denúncia antiga de estupro envolvendo Trump

Acusação contra o presidente dos EUA aparece em documentos do FBI divulgados nesta sexta-feira (30/01)