Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoTrump cancela 2º ataque após Venezuela libertar prisioneiros políticos

Trump cancela 2º ataque após Venezuela libertar prisioneiros políticos

Presidente dos EUA suspende segunda fase de operações militares após governo interino venezuelano soltar opositores

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, cancelou a segunda fase de operações militares contra a Venezuela após o governo interino venezuelano libertar prisioneiros políticos. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (9/01), seis dias depois da operação americana que resultou na captura de Nicolás Maduro.

“A Venezuela está libertando um grande número de presos políticos como um sinal de que está ‘buscando a paz’. Este é um gesto muito importante e inteligente. Os EUA e a Venezuela estão trabalhando bem juntos, especialmente no que diz respeito à reconstrução, em uma escala muito maior, melhor e mais moderna, de sua infraestrutura de petróleo e gás”, afirmou Trump.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

O presidente americano destacou que a cooperação demonstrada pela presidente interina Delcy Rodríguez motivou o cancelamento dos novos ataques.

“Em razão dessa cooperação, cancelei a segunda onda de ataques [à Venezuela] que estava prevista, porque ao que tudo indica ela não será necessária. No entanto, todos os navios permanecerão posicionados por motivos de segurança”, declarou.

A libertação dos prisioneiros foi anunciada na quinta-feira (8/01) por Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional venezuelana e irmão da presidente interina. Entre os beneficiados está a ativista Rocío San Miguel, que possui nacionalidade venezuelana e espanhola, detida desde 9 de fevereiro de 2024 no Helicoide, instalação descrita por organizações de direitos humanos como “centro de tortura”.

O ex-candidato presidencial Enrique Márquez, preso desde o início de 2025, também deve ser libertado. Jorge Rodríguez informou que “um número significativo de venezuelanos e estrangeiros” será solto.

A primeira fase da operação militar americana ocorreu no último final de semana, quando forças dos EUA entraram em Caracas para capturar Maduro e sua esposa, Cilia Flores. O governo venezuelano contabilizou 100 mortes durante essa ação.

Trump disse que a indústria petroleira investirá “pelo menos US$ 100 bilhões (cerca de R$ 540 bi)” na Venezuela e que se reunirá com executivos do setor na Casa Branca ainda hoje para discutir esses investimentos.

Em sua declaração, Jorge Rodríguez agradeceu aos esforços do ex-premiê espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, do presidente Lula e ao regime do Qatar, “que sempre estiveram ao lado do povo da Venezuela para defender o direito que temos à vida plena e à autodeterminação”.

O presidente americano também indicou que os EUA iniciarão “em breve” ataques terrestres contra cartéis do tráfico de drogas, sem especificar locais ou alvos.

Leia mais: Trump anuncia operações terrestres contra cartéis de drogas no México

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Presidente foi às redes sociais para comentar bombardeios e reforça pedido por diálogo e cooperação
Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

CDC dos EUA enviou especialistas para auxiliar autoridades locais no controle da situação
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump