Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoTrump celebra 1 ano de mandato com foco na...

Trump celebra 1 ano de mandato com foco na Venezuela, crítica à Otan e elogio ao ICE

Discurso de mais de uma hora marcou aniversário da posse e reforçou posições sobre segurança, alianças e diplomacia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou nesta terça-feira (20/01) o primeiro aniversário de sua posse com uma longa coletiva de imprensa na Casa Branca. Em mais de uma hora de discurso, o republicano abordou temas centrais de seu governo, fez comentários sobre política externa, voltou a criticar aliados europeus e elogiou a atuação do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE).

Ao falar de política internacional, Trump afirmou que “ama” a Venezuela e sugeriu que gostaria de envolver a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, “de alguma forma”. O presidente disse que o país tem trabalhado “muito bem” com os Estados Unidos e voltou a comentar o Prêmio Nobel da Paz, afirmando que deveria ter sido o vencedor por guerras que diz ter encerrado.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Ele reiterou a alegação de que a Noruega exerce controle sobre o Nobel, apesar de o prêmio ser concedido por um comitê independente indicado pelo Parlamento norueguês.

Trump também manteve o discurso crítico em relação à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ele declarou que fez mais pela aliança do que qualquer outro líder e questionou se os países-membros iriam em socorro dos Estados Unidos em caso de necessidade. As críticas ocorreram após reações contrárias de integrantes da Otan à insistência do presidente em defender a aquisição da Groenlândia. Questionado sobre até onde iria para assumir o controle do território, Trump respondeu apenas: “Vocês vão descobrir”.

Na área de imigração, o presidente voltou a defender o ICE, reconhecendo que a agência “às vezes comete erros”, mas elogiando a atuação de seus agentes. Trump disse ter se sentido “horrivelmente mal” ao comentar a morte de uma cidadã (Renee Good=) durante uma operação e afirmou que situações desse tipo são “tragédias”. Ao mesmo tempo, manteve críticas à Somália e a imigrantes somalis, repetindo declarações ofensivas feitas anteriormente.

Durante a coletiva, Trump também atacou promotores que o investigaram nos últimos anos, afirmando que encerrou o que chamou de instrumentalização do governo contra ele. Citou nominalmente ex-integrantes do sistema de Justiça e voltou a negar irregularidades nos processos em que foi alvo.

O presidente ainda comentou decisões pendentes da Suprema Corte, especialmente sobre a legalidade das tarifas impostas com base em poderes de emergência, afirmando que buscará “outras alternativas” caso a política seja barrada.

Ao longo da entrevista, Trump alternou respostas a jornalistas com comentários diretos, questionando repórteres sobre suas nacionalidades e reforçando posições que marcaram seu primeiro ano de mandato no segundo governo.

Leia mais: Trump diz que espera “grande participação” de Lula no Conselho da Paz para Gaza

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Arquivos Epstein: Como o magnata pode ter criado a “fortaleza da extrema-direita” nos EUA

Arquivos Epstein: Como o magnata pode ter criado a “fortaleza da extrema-direita” nos EUA

E-mails divulgados mostram que Jeffrey Epstein se encontrou com o dono do fórum "4chan", onde até mesmo funcionários do governo têm contas
J.K. Rowling, autora de “Harry Potter”, aparece na nova leva dos Arquivos Epstein

J.K. Rowling, autora de “Harry Potter”, aparece na nova leva dos Arquivos Epstein

Equipe da renomada escritora teria convidado o magnata a um jantar e uma sessão de cinema dez anos depois de sua condenação por prostituição infantil
Rússia afirma que próximas negociações sobre Ucrânia acontecerão em Abu Dhabi

Rússia afirma que próximas negociações sobre Ucrânia acontecerão em Abu Dhabi

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia e a Ucrânia conseguiram até agora reduzir suas diferenças em algumas questões
Arquivos Epstein: Governo Trump divulga nova leva e alega que provas podem ser “falsas”

Arquivos Epstein: Governo Trump divulga nova leva e alega que provas podem ser “falsas”

Nomes como Noam Chomsky, Bill Gates e Elon Musk constam na lista, mas Depto. de Justiça afirma que "incluiu tudo que o público mandou ao FBI"