O presidente americano, Donald Trump, classificou como “ótima” a conversa que teve com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ambos falaram, nesta terça-feira (02/12), por telefone durante 40 minutos, segundo informou o governo brasileiro.
A declaração de Trump foi dada durante entrevista coletiva, no final desta tarde, na Casa Branca. O político americano informou que a conversa foi sobre comércio e sanções, além de elogiar Lula.
Trump também disse que gosta de Lula e que o presidente brasileiro é “muito bom”.
Lula quer cooperação
Mais cedo, o petista revelou que ligou para o chefe da Casa Branca, ocasião em que informou interesse do Brasil em cooperar com os Estados Unidos contra o crime organizado internacional.
“O presidente Trump ressaltou total disposição em trabalhar junto com o Brasil e que dará todo o apoio a iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar essas organizações criminosas”, escreveu Lula.
Na mesma postagem, Lula ainda destacou que o Brasil está disposto a negociar o fim das tarifas contra outros produtos brasileiros. Vale lembrar que as sobretaxas de 40% sobre carnes e café já foram derrubadas.
“Indiquei ter sido muito positiva a decisão dos Estados Unidos de retirar a tarifa adicional de 40% imposta a alguns produtos brasileiros, como carne, café e frutas. Destaquei que ainda há outros produtos tarifados que precisam ser discutidos entre os dois países e que o Brasil deseja avançar rápido nessas negociações”, continuou Lula.
