Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoTrump diz que não vai se desculpar por vídeo...

Trump diz que não vai se desculpar por vídeo racista com Obama

Presidente afirma que não viu o conteúdo completo antes da publicação, e Casa Branca chama repercussão de “distração”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (06/02) que não pretende se desculpar por ter compartilhado um vídeo de teor racista que retrata o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama com os rostos sobrepostos a corpos de macacos. Esta foi a primeira manifestação pública de Trump sobre o episódio.

A declaração foi feita a bordo do Air Force One. Trump disse que não assistiu ao vídeo completo antes de publicá-lo em sua rede social, a Truth Social, e alegou que a postagem foi retirada assim que ele tomou conhecimento do conteúdo ofensivo.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

“Eu não cometi um erro. Eu olho milhares de coisas”, afirmou o presidente. Segundo ele, ninguém percebeu o trecho final do vídeo, onde aparece a montagem com o casal Obama, que fica visível por cerca de um segundo.

O conteúdo foi publicado na noite de quinta-feira (05/02) e permaneceu no ar por aproximadamente 12 horas. A remoção ocorreu na tarde desta sexta-feira, após críticas de parlamentares da oposição e também de integrantes do próprio Partido Republicano.

O vídeo apresenta teorias conspiratórias sobre as eleições presidenciais de 2020 e repete alegações falsas de que a empresa Dominion Voting Systems teria fraudado o pleito vencido por Joe Biden. Ao final da gravação, os rostos de Barack e Michelle Obama aparecem sobrepostos a imagens de macacos, ao som da música “The Lion Sleeps Tonight”.

Inicialmente, a Casa Branca minimizou o episódio. Em entrevista à Fox News, a porta-voz Karoline Leavitt classificou a repercussão como uma “distração” e disse que se tratava de um “meme da internet”. Mais cedo, o governo havia rejeitado as críticas, afirmando que o vídeo mostrava Trump como o “Rei da Selva” e democratas como personagens de O Rei Leão.

Posteriormente, no entanto, a Casa Branca informou à agência Reuters que a publicação foi resultado de um “erro” cometido por um funcionário do governo.

A postagem gerou forte reação de aliados de Barack Obama. O gabinete do governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, classificou o episódio como “comportamento repugnante”. Já o senador republicano Tim Scott, o único senador negro do partido, afirmou que o vídeo foi “a coisa mais racista” que já viu sair da Casa Branca.

Ben Rhodes, ex-conselheiro de Segurança Nacional e aliado próximo de Obama, também condenou o conteúdo. Em publicação nas redes sociais, afirmou que Trump será lembrado negativamente pela história, enquanto os Obamas serão vistos como figuras queridas pelos americanos.

Leia mais: Trump posta vídeo racista com Obama e Michelle retratados como macacos

Barack Obama é o único presidente negro da história dos Estados Unidos e apoiou Kamala Harris, adversária de Trump na eleição presidencial de 2024. Desde seu retorno ao poder, Trump tem sido alvo de críticas por promover o desmonte de programas federais de diversidade, equidade e inclusão e por medidas que opositores classificam como retrocessos no combate à discriminação racial.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, ao lado da mulher, Usha Vance, durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno (Foto: Yara Nardi/Reuters)

Vice-presidente dos EUA é vaiado na abertura das Olimpíadas de Inverno em Milão

Manifestações contra J.D. Vance ocorreram quando sua imagem apareceu nos telões durante o desfile da delegação norte-americana no estádio San Siro, na Itália
Irã afirma que negociações com EUA em Omã foram “bom começo” e vão continuar

Irã afirma que negociações com EUA em Omã foram “bom começo” e vão continuar

Autoridades de ambos os lados, que mantiveram conversas indiretas por meio da mediação de Omã, retornarão aos seus países para consultas
Casa Branca exclui postagem em que Trump retrata Obama e Michelle como macacos

Casa Branca exclui postagem em que Trump retrata Obama e Michelle como macacos

Vídeo compartilhado na conta de Donald Trump em rede social foi alvo de críticas por parte de democratas e republicanos
Starlink bloqueia acesso à internet para tropas russas na Ucrânia após pedido de Kiev

Starlink bloqueia acesso à internet para tropas russas na Ucrânia após pedido de Kiev

Empresa de Elon Musk implementou restrições em fevereiro após governo ucraniano identificar uso não autorizado dos equipamentos por forças de Moscou