Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoTrump "manda" Maduro renunciar e recebe resposta atravessada do...

Trump “manda” Maduro renunciar e recebe resposta atravessada do venezuelano

Troca de farpas esquenta discurso entre EUA e Venezuela em meio a bloqueio naval e pressão internacional

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu publicamente que Nicolás Maduro deveria renunciar ao cargo, durante um evento na Casa Branca, nesta segunda-feira (22/12). A declaração veio em meio ao aumento da pressão militar e diplomática dos EUA contra a Venezuela, com interceptações de navios e acusações de envolvimento do governo venezuelano com o narcotráfico.

Clima de ameaça e resposta irônica

Trump afirmou que a renúncia seria a atitude “mais inteligente” de Maduro e alertou que haverá consequências caso o líder venezuelano decida “bancar o durão”. A fala ganhou ainda mais peso após a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, declarar que o venezuelano “tem que sair” do poder, reforçando o tom duro adotado por Washington.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Horas depois, Maduro rebateu com ironia durante uma feira de produtores na Venezuela. Segundo ele, Trump “estaria melhor” se cuidasse mais dos próprios problemas internos do que se intrometer nos assuntos venezuelanos. A resposta foi direta e elevou o tom da já conhecida tensão entre os dois governos.

Enquanto isso, os Estados Unidos seguem interceptando petroleiros venezuelanos no Caribe, alegando combate ao tráfico de drogas. Oficialmente, a Casa Branca afirma que não busca uma mudança de regime, embora aliados próximos de Trump já tenham sugerido o contrário em entrevistas recentes.

A ofensiva americana também gerou reação internacional. China e Rússia criticaram duramente as ações dos EUA, classificando-as como violações do direito internacional e reafirmando apoio ao governo de Maduro. Pequim condenou as apreensões de navios, enquanto Moscou reforçou solidariedade ao aliado sul-americano.

Maduro, por sua vez, é acusado pelos EUA de liderar o chamado Cartel de los Soles, supostamente ligado ao tráfico de drogas. Washington oferece US$ 50 milhões por informações que levem à captura do presidente venezuelano, o que adiciona mais combustível a um embate que, ao que tudo indica, ainda está longe de esfriar.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo