Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoTrump manda recado direto: americanos devem sair da Venezuela...

Trump manda recado direto: americanos devem sair da Venezuela “imediatamente”

Casa Branca alerta para risco de prisão, tortura e caos enquanto tensão com Maduro explode

O governo de Donald Trump pediu, nesta quinta-feira (4/12), que todos os cidadãos americanos deixem a Venezuela imediatamente, em meio à forte escalada das tensões entre Washington e o governo de Nicolás Maduro. O alerta foi divulgado pela Casa Branca, que classificou o país como lugar de “alto risco extremo” para estrangeiros.

Casa Branca liga o sinal vermelho

No comunicado oficial, os EUA afirmam que quem permanecer na Venezuela está sujeito a detenção arbitrária, tortura sob custódia, terrorismo, sequestro, violência e colapso na estrutura de saúde. O governo também reforçou que não há embaixada nem consulado americano no país, o que impede qualquer tipo de socorro emergencial.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Além disso, a ordem vale até para americanos que estejam em solo venezuelano com passaporte de outro país. A recomendação é direta: não viajar à Venezuela por motivo algum. Para Washington, a situação virou um risco inaceitável.

A crise se agravou após uma ligação de 15 minutos entre Trump e Maduro em novembro, na qual o líder venezuelano teria pedido anistia total, inclusive para familiares, além da retirada das sanções econômicas. Em troca, segundo fontes da Reuters, ele aceitaria deixar o poder e permitir um governo interino.

Trump até ofereceu uma saída segura com prazo de uma semana, que venceu na sexta-feira. Logo depois, no sábado, os EUA anunciaram que o espaço aéreo da Venezuela estaria fechado, aumentando ainda mais a pressão diplomática e militar sobre Caracas.

No centro do conflito está a acusação dos EUA de que Maduro comanda o chamado “Cartel de los Soles”, agora classificado como organização terrorista por Washington. O governo venezuelano reagiu chamando a acusação de “mentira ridícula”.

Desde setembro, forças americanas atacaram mais de 20 embarcações no Caribe e no Pacífico, sob a justificativa de combater o tráfico de drogas. O saldo já chega a 83 mortos, segundo relatos, enquanto Maduro denuncia ações clandestinas da CIA e acusa os EUA de quererem se apropriar do petróleo venezuelano.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Foto: Reprodução/X/@MocAviacao

Avião com 15 pessoas cai no norte da Colômbia e não deixa sobreviventes

Aeronave da estatal Satena fazia voo curto entre Cúcuta e Ocaña quando perdeu contato com o controle aéreo; autoridades investigam as causas do acidente
Ucranianos enfrentam frio intenso e ataques russos ao setor energético

Ucranianos enfrentam frio intenso e ataques russos ao setor energético

Queda de temperaturas abaixo de -20 °C e danos ao sistema elétrico agravam crise humanitária em meio à intensificação dos bombardeios russos
O Líder supremo do Irã, Ali Khamenei (Foto: Gabinete do Líder Supremo Iraniano/WANA/Divulgação via Reuters)

Irã eleva tom contra Washington e diz que ataque dos EUA significará guerra

Teerã reage às ameaças de Donald Trump, fala em resposta “imediata e sem precedentes” e afirma não negociar sob pressão militar
Agentes do ICE que mataram enfermeiro em Minneapolis são afastados

Agentes do ICE que mataram enfermeiro em Minneapolis são afastados

Alex Pretti participava de uma manifestação contra as operações de imigração quando foi morto pelos agentes federais do ICE