Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoTrump marca encontro com Petro e prioriza combate ao...

Trump marca encontro com Petro e prioriza combate ao narcotráfico

Presidente dos EUA receberá líder colombiano em fevereiro na Casa Branca. Reunião ocorre em contexto de tensões entre Estados Unidos e nações sul-americanas

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou que receberá o presidente colombiano Gustavo Petro na Casa Branca na primeira semana de fevereiro de 2026. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9) por meio de publicações na rede social Truth Social, onde Trump destacou a necessidade de impedir a entrada de narcóticos nos EUA.

O presidente americano manifestou expectativas positivas sobre a reunião bilateral. “Aguarda ansiosamente” a visita do mandatário colombiano e acredita que o encontro “funcionará muito bem para a Colômbia e para os EUA”, afirmou Trump em sua publicação.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O combate ao narcotráfico aparece como tema central da agenda entre os dois líderes. Trump enfatizou que “a cocaína e outras drogas precisam ser IMPEDIDAS de entrar nos Estados Unidos”, estabelecendo uma prioridade clara para as relações entre os países.

O encontro ocorre em um contexto de tensões entre os EUA e nações sul-americanas, especialmente após operações militares americanas na Venezuela.

Na mesma plataforma, Trump divulgou que receberá representantes do setor petrolífero na Casa Branca. “As maiores empresas de petróleo do mundo estão vindo à Casa Branca às 16h30 [horário de Brasília]. Todo mundo quer estar aqui”, declarou o presidente.

Algumas companhias não puderam ser incluídas na reunião desta sexta-feira e serão atendidas pelo secretário de Energia, Chris Wright, e pelo secretário do Interior, Doug Burgum, “ao longo da próxima semana”. Trump ressaltou que “todos estão em contato diário”, sem especificar quais empresas participarão dos encontros.

O presidente americano informou que a reunião com as empresas petrolíferas abordará “quase exclusivamente” questões relacionadas ao petróleo venezuelano e “nossa relação de longo prazo com a Venezuela, sua segurança e seu povo”. Um objetivo importante desse diálogo será “a redução dos preços do petróleo para o povo americano”, acrescentou Trump.

A agenda completa do encontro entre Trump e Petro não foi detalhada, assim como não foram divulgados nomes das empresas petrolíferas que participarão das reuniões na Casa Branca.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Presidente foi às redes sociais para comentar bombardeios e reforça pedido por diálogo e cooperação
Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

CDC dos EUA enviou especialistas para auxiliar autoridades locais no controle da situação
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump