Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoTrump ordena saída dos EUA de 66 organizações internacionais

Trump ordena saída dos EUA de 66 organizações internacionais

Casa Branca formaliza desligamento de entidades ligadas a questões climáticas, trabalhistas e iniciativas de diversidade. Medida afeta 35 organizações independentes e 31 vinculadas à ONU

Donald Trump determinou a saída dos Estados Unidos de 66 organizações internacionais, sendo 35 entidades independentes e 31 vinculadas à ONU. A decisão foi formalizada nessa quarta-feira (7) por meio de uma proclamação presidencial assinada na Casa Branca. O governo americano justificou a medida afirmando que estas instituições “operam contrariamente aos interesses nacionais dos EUA”.

A administração Trump focou principalmente em organizações dedicadas a questões climáticas, trabalhistas e iniciativas de diversidade. Muitas destas entidades foram classificadas pelo governo como “woke“, termo utilizado por setores conservadores para criticar instituições consideradas progressistas.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Entre as organizações da ONU afetadas estão a Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima, a Conferência sobre Comércio e Desenvolvimento e o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).

A proclamação tem efeito imediato para todas as organizações listadas no documento oficial. A medida representa uma ruptura com administrações anteriores, tanto republicanas quanto democratas, que mantinham relações mais amplas com as Nações Unidas.

O impacto atinge diretamente o funcionamento da ONU e de diversas organizações não governamentais independentes. A organização internacional enfrenta agora a necessidade de implementar cortes de pessoal e programas. Várias ONGs já relataram o encerramento de projetos após Trump encerrar as atividades da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional no ano passado.

Na lista divulgada pela Casa Branca constam organizações como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a Agência Internacional de Energia Renovável, a União Internacional para a Conservação da Natureza, o Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral, e a Comissão para Cooperação Ambiental.

Daniel Forti, analista sênior da ONU no International Crisis Group, avaliou a situação: “Acho que o que estamos vendo é a cristalização da abordagem dos EUA ao multilateralismo, que é ‘ou do meu jeito ou nada feito’. É uma visão muito clara de querer cooperação internacional nos termos de Washington.”

Histórico de afastamento

Esta não é a primeira vez que Trump adota uma postura de afastamento de organismos internacionais. Durante seu primeiro mandato (2017-2021), ele já havia suspendido o apoio a instituições como o Conselho de Direitos Humanos da ONU e a UNESCO.

Em julho de 2020, em plena pandemia, Trump retirou os EUA da Organização Mundial da Saúde, que coordenava esforços globais contra a Covid-19 e o desenvolvimento de vacinas. Na época, ele afirmou que a organização foi “pressionada” pela China para fornecer “direcionamentos errados” sobre o novo coronavírus. “O mundo está sofrendo agora como resultado dos malfeitos do governo chinês”, declarou em maio daquele ano.

A Casa Branca não divulgou detalhes sobre como será o processo de desligamento de cada uma das organizações nem os prazos para a efetivação completa das saídas.

Outras organizações afetadas

A lista completa divulgada pela Casa Branca inclui também o Compacto de Energia Livre de Carbono 24/7, o Conselho do Plano Colombo, o Instituto Interamericano de Pesquisa sobre Mudanças Globais, o Fórum Global de Contraterrorismo, a Aliança Solar Internacional, o Centro de Ciência e Tecnologia na Ucrânia e a Comissão de Veneza do Conselho da Europa, entre outras.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Lula condena captura de Maduro pelos EUA e cobra resposta “vigorosa” da ONU

Presidente foi às redes sociais para comentar bombardeios e reforça pedido por diálogo e cooperação
Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

Etiópia confirma 14 casos e 9 mortes por vírus Marburg

CDC dos EUA enviou especialistas para auxiliar autoridades locais no controle da situação
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump