Nesta sexta-feira (13/02), Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou que Volodymyr Zelensky, líder da Ucrânia, pode perder uma “grande oportunidade” caso não avance nas negociações para firmar um acordo com a Rússia e findar a guerra envolvendo os dois países.
“A Rússia quer fechar um acordo, e Zelensky vai ter que se mexer, senão vai perder uma grande oportunidade. Ele precisa agir”, apontou o presidente dos Estados Unidos.
O comentário de Donald Trump ocorre em uma nova rodada de conversas envolvendo Estados Unidos, Ucrânia e Rússia. Entre os dias 17 e 18 de fevereiro, estão previstas reuniões em Genebra, na Suíça, para tratar do fim da guerra, que está em vias de completar quatro anos.
Putin vem mantendo sua ofensiva até que a Ucrânia aceite a sua proposta, que inclui o reconhecimento dos territórios ocupados como parte da Rússia. Já os ucranianos rechaça perder seu território e sugere o congelamento do conflito.
“Nossa posição é muito clara: a guerra deve acabar de forma real. É a Rússia que deve estar pronta para isso”, chegou a dizer Zelensky recentemente.
O papel dos Estados Unidos na negociação pelo fim da guerra envolvendo Ucrânia e Rússia
Sergey Lavrov, chanceler russo, disse que o país está disposto a ampliar a cooperação com os Estados Unidos de Donald Trump. Os diálogos entre Washington e Moscou têm avançado com “respeito mútuo” segundo ele.
Nessas falas, Lavrov também pontuou que a Rússia chegou a aceitar uma proposta dos Estados Unidos durante os encontros diplomáticos. Contudo, também ressaltou esses acordos demandam algumas alterações de condições e exigências por parte dos russos.
