Durante uma agenda no estado de Iowa, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou nesta terça-feira (27/01) que o regime de Cuba estaria próximo do colapso. A declaração foi feita enquanto ele conversava com jornalistas em um restaurante da região.
Segundo Trump, a interrupção do apoio venezuelano seria um fator decisivo para o enfraquecimento do governo cubano. Ele ressaltou que a Venezuela, anteriormente um dos principais sustentáculos econômicos da ilha, não estaria mais enviando recursos financeiros nem petróleo.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
“Cuba está muito perto de cair. Eles recebiam dinheiro e petróleo da Venezuela, e isso não acontece mais”, declarou o presidente norte-americano.
Ao comentar o cenário regional, Trump também mencionou a situação da Venezuela. De acordo com o governo dos EUA, o país segue sob comando de um regime chavista, atualmente liderado por Delcy Rodríguez, após a prisão de Nicolás Maduro em uma ação realizada por autoridades americanas no início de janeiro.
Ainda segundo Washington, navios dos Estados Unidos mantêm um bloqueio marítimo com o objetivo de impedir a exportação de petróleo venezuelano considerada irregular pelo governo norte-americano.
Leia mais: Lula defende soberania da Venezuela e diz que conversa com Trump será “olho no olho”
