Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoUE diz que não aceitará aumento nas tarifas dos...

UE diz que não aceitará aumento nas tarifas dos EUA após decisão da Suprema Corte

Após derrota no Judiciário americano, Trump havia imposto tarifa global de 15% para comércio com os EUA

A Comissão Europeia exigiu neste domingo (22/02) que os Estados Unidos cumpram os termos do acordo comercial entre a UE e os EUA alcançado no ano passado, depois que a Suprema Corte norte-americana derrubou as tarifas globais de Donald Trump e ele respondeu com novas taxas.

A Comissão, que negocia a política comercial em nome dos 27 países-membros da UE, afirmou que Washington deve fornecer “total clareza” sobre as medidas que pretende tomar após a decisão da corte.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Depois que a corte derrubou as tarifas globais de Trump na sexta-feira (20/02), o presidente dos EUA anunciou tarifas temporárias e generalizadas de 10%, que ele então aumentou para 15% um dia depois.

“A situação atual não é propícia para um comércio e investimento transatlântico ‘justo, equilibrado e mutuamente benéfico’, conforme acordado por ambas as partes” na declaração conjunta que estabelece os termos do acordo comercial do ano passado, afirmou a Comissão. “Acordo é acordo.”

Essa declaração foi muito mais contundente do que a resposta inicial da Comissão na sexta-feira, que havia dito apenas que estava estudando o resultado da decisão da Suprema Corte e mantendo contato com o governo dos EUA.

Leia mais: Trump eleva tarifas de importação para 15% após Suprema Corte derrubar tarifaço

O acordo comercial do ano passado estabeleceu uma tarifa de 15% para a maioria dos produtos da UE, com exceção dos abrangidos por outras tarifas setoriais, como as aplicáveis ao aço.

Também permitiu tarifas zero para alguns produtos, como aeronaves e peças sobressalentes. A UE concordou em eliminar as taxas de importação sobre muitos produtos dos EUA e retirou a ameaça de retaliar com impostos mais elevados.

“Em particular, os produtos da UE devem continuar a se beneficiar do tratamento mais competitivo, sem aumentos nas tarifas além do teto claro e abrangente previamente acordado”, disse o executivo da UE, acrescentando que tarifas imprevisíveis são perturbadoras e minam a confiança nos mercados globais.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Ataque russo com 50 mísseis e quase 300 drones mata um e provoca blecautes na Ucrânia

Ataque russo com 50 mísseis e quase 300 drones mata um e provoca blecautes na Ucrânia

Conflito completa quatro anos na terça-feira (24) sob intensificação de ofensivas e impasse diplomático
Uma placa da recém-renomeada Avenida Presidente Donald J. Trump é vista do lado de fora de Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida

Homem armado é morto ao tentar invadir resort de Trump na Flórida

Jovem da Carolina do Norte foi morto após entrar no perímetro de segurança em Mar-a-Lago na madrugada deste domingo (22/02)
Donald Trump aponta o dedo para repórteres em coletiva de imprensa na Casa Branca

Trump eleva tarifas de importação para 15% após Suprema Corte derrubar tarifaço

Presidente dos EUA anuncia aumento neste sábado, um dia após decisão judicial contrária à política tarifária implementada desde abril de 2025
O líder Ali Khamenei acena para o público

Irã prepara contraproposta enquanto Trump avalia ataque militar

Dois funcionários norte-americanos afirmaram que planejamento militar dos EUA sobre o Irã havia chegado a um estágio avançado