Delcy Rodríguez assumiu a presidência interina da Venezuela em cerimônia realizada no Parlamento venezuelano nesta segunda-feira (5). A transferência de poder ocorreu após a captura de Nicolás Maduro, que ocupava o cargo de presidente do país. A sessão foi presidida pelo atual chefe do Legislativo venezuelano, Jorge Rodríguez, irmão da nova mandatária.
Na mesma cerimônia, 283 parlamentares eleitos em maio de 2025 também foram empossados em suas funções legislativas. Dos 284 deputados eleitos, apenas a primeira-dama Cilia Flores não compareceu ao evento por estar detida pelas autoridades dos Estados Unidos juntamente com seu marido, Nicolás Maduro.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O evento aconteceu na sede do Parlamento em Caracas, seguindo os procedimentos constitucionais venezuelanos para transferência de poder em situações excepcionais. As autoridades não divulgaram informações sobre as circunstâncias específicas que levaram à detenção do ex-presidente.
Leia mais: Maduro afirma a juiz americano que foi capturado em sua casa
A maioria dos parlamentares empossados pertence à base governista, com apenas um pequeno número identificado como oposição. A maior parte deste grupo minoritário é composta por membros do partido de María Corina Machado, ganhadora do Prêmio Nobel.
María Corina Machado, líder da principal força opositora, afirma que a eleição parlamentar realizada em maio de 2025 foi fraudada, questionando a legitimidade da composição do atual Parlamento que empossou a presidente interina.
