Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoVenezuela diz que companhias aéreas internacionais devem retomar voos,...

Venezuela diz que companhias aéreas internacionais devem retomar voos, diz Iata

Brasileira Gol disse que seus voos de terça e quarta-feira para Caracas foram cancelados

O instituto de aviação da Venezuela informou às companhias aéreas internacionais na segunda-feira (24/11) que as empresas devem retomar os voos para o país dentro de 48 horas ou correrão o risco de perder a autorização para voar para lá, informou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês).

Várias companhias aéreas internacionais cancelaram seus voos partindo da Venezuela nos últimos dias depois que a Administração Federal de Aviação dos EUA alertou as principais companhias aéreas sobre uma “situação potencialmente perigosa” ao sobrevoar o país.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A Iata, que representa cerca de 350 companhias aéreas, criticou a medida das autoridades venezuelanas, alertando que a decisão “reduzirá ainda mais a conectividade com o país, que já é um dos menos conectados da região”.

O Ministério da Informação da Venezuela não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. A Reuters não conseguiu entrar em contato imediatamente com o instituto nacional de aviação para comentar o assunto.

Mais cedo na segunda-feira, a companhia aérea espanhola Air Europa disse que estava suspendendo seus cinco voos semanais entre Madri e Caracas “até que as condições permitam” sua retomada. A companhia aérea Plus Ultra também suspendeu a mesma rota, informou a mídia espanhola.

No fim de semana, a transportadora espanhola Iberia, controlada pelo grupo IAG ICAG.L, disse que também estava suspendendo seus voos à Venezuela, juntando-se a outras companhias aéreas, como a brasileira Gol GOLL54.SA, a colombiana Avianca e a TAP Air Portugal.

Um porta-voz da Iberia disse na segunda-feira que a suspensão duraria pelo menos até 1º de dezembro, enquanto a Gol disse que seus voos de terça e quarta-feira para Caracas foram cancelados. A Turkish Airlines THYAO.IS cancelou os voos até sexta-feira.

Na sexta-feira passada, a Administração Federal de Aviação (FAA na sigla em inglês) dos EUA alertou sobre a “piora da situação de segurança e o aumento da atividade militar na Venezuela ou em seus arredores” e disse que as ameaças poderiam representar riscos para as aeronaves em todas as altitudes.

Nos últimos meses, houve um grande acúmulo militar norte-americano na região, incluindo o maior porta-aviões da Marinha dos EUA, pelo menos oito outros navios de guerra e aeronaves F-35.

Leia Mais: Juíza rejeita acusações por nomeação ilegal de promotora indicada por Trump

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão...
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram pela primeira vez para tratar tarifaço

Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump
Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

Tensão na Venezuela: quem é o chefe das forças dos EUA na América Latina que se demitiu

The New York Times revelou que a preocupação de Alvim Halsey sobre o conflito na Venezuela teriam motivado a saída antecipada do cargo