Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, afirmou que o país está aberto a estabelecer parcerias energéticas internacionais.
A declaração foi feita na quarta-feira (7/01) durante encontro com membros da Assembleia Nacional em Caracas. Rodríguez destacou que a nação sul-americana possui algumas das maiores reservas de petróleo e gás do mundo.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O pronunciamento ocorreu no segundo dia de Rodríguez como presidente interina, período em que ela começou a nomear funcionários para cargos estratégicos no Poder Executivo venezuelano, com foco nas áreas de segurança e economia.
A ascensão de Rodríguez à presidência interina aconteceu após Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, terem sido capturados pelos Estados Unidos.
Durante a reunião com parlamentares na capital venezuelana, a presidente interina apresentou sua visão sobre o futuro energético do país. Ela enfatizou a disposição da Venezuela em formar alianças que resultem em benefícios mútuos, por meio de acordos comerciais alinhados às normas do direito internacional.
“A Venezuela está aberta a relações energéticas onde todas as partes se beneficiem, onde a cooperação econômica seja muito bem definida em contratos comerciais […] A Venezuela possui uma das maiores reservas de petróleo e gás do planeta. Esses recursos devem estar a serviço do desenvolvimento nacional e também do desenvolvimento de outros países do mundo. Foi assim que nasceu a nossa indústria petrolífera, com vocação para a exportação”, declarou ela.
Leia mais: Trump: supervisão dos EUA sobre Venezuela pode durar anos
