A Venezuela solicitou nesta quarta-feira (17/12) que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas se reunisse para discutir a “agressão contínua dos Estados Unidos” contra o país, de acordo com uma carta enviada ao órgão composto por 15 membros vista pela agência Reuters.
Um diplomata da ONU disse que uma reunião provavelmente seria agendada para a próxima terça-feira (23/12).
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou na terça-feira (16/12) um “bloqueio” de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela, na mais recente medida de Washington para aumentar a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro, visando sua principal fonte de renda.
Nicolás Maduro tem alertado que a Venezuela enfrenta ameaça de invasão por parte dos Estados Unidos. Segundo informações disponíveis, Washington acusa o país sul-americano de não combater adequadamente o contrabando de drogas.
A presença militar americana na região inclui um grupo de ataque naval no Mar do Caribe liderado pelo porta-aviões Gerald R. Ford, um submarino nuclear e contingente de mais de 16 mil militares.
Dados indicam que forças americanas destruíram aproximadamente 20 embarcações rápidas desde setembro, resultando em cerca de 80 mortes.
O interesse americano estaria relacionado às reservas petrolíferas venezuelanas, consideradas as maiores comprovadas do mundo, conforme alertas emitidos pelo governo de Caracas.
Leia mais: Presidente mexicana pede à ONU que “evite derramamento de sangue” na Venezuela
Por Reuters
