O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou com o presidente chinês, Xi Jinping, ao telefone nesta quarta-feira (4/02), em discussões amplas sobre geopolítica antes de visita prevista de Trump à China em abril e horas após reunião virtual de Xi com o presidente russo, Vladimir Putin.
Trump disse que os dois líderes tiveram “uma longa e profunda conversa” sobre comércio, questões militares, Taiwan, a guerra da Rússia na Ucrânia, o Irã, entregas de motores de avião e compras de petróleo e gás pela China dos Estados Unidos.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Ele também disse que a China concordou em aumentar suas compras de soja produzida nos EUA.
“Tudo muito positivo”, disse Trump em uma postagem em sua plataforma Truth Social. “A relação com a China e minha relação pessoal com o presidente Xi é extremamente boa, e ambos percebemos como é importante mantê-la assim.”
Os dois líderes haviam conversado pela última vez por telefone no final de novembro, e Trump elogiou as relações “extremamente fortes” com a China após aquele telefonema.
A ligação com Trump também ocorreu horas depois de Xi ter falado com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, por videoconferência. O Kremlin informou que Putin aceitou um convite de Xi para visitar a China no primeiro semestre deste ano.
Leia mais: Trump “explode” com repórter após pergunta sobre Epstein: “Você nunca dá um sorriso”
Após meses de tensões comerciais provocadas pelas tarifas impostas por Trump no ano passado, as relações entre Washington e Pequim se estabilizaram após uma reunião entre os líderes em outubro na Coreia do Sul, onde foi firmada uma frágil trégua comercial.
Por Reuters
