Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioOriginais TMCA Cidade é Sua: os desafios da educação para...

A Cidade é Sua: os desafios da educação para 2026

Uma das metas é melhorar os resultados no IDEB, com objetivo de atingir o índice de 6,0 nos anos iniciais e 5,0 nos anos finais do ensino fundamental até 2028

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo iniciará o ano letivo de 2026 em 4 de fevereiro, com encerramento previsto para 23 de dezembro. O calendário escolar foi estruturado para acomodar eventos como a Copa do Mundo, feriados e o recesso de julho, garantindo os 200 dias letivos exigidos pela legislação brasileira.

“Nesse ano de 2026, a gente vai dar continuidade a uma série de desafios e metas que a gente tem que atingir em termos de aprendizagem, em termos de continuar e manter a universalização do atendimento da educação infantil”, afirmou o Secretário Adjunto Municipal de Educação, Samuel Halise de Godói, durante entrevista ao programa A Cidade é Sua deste sábado (31/01).

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A elaboração do calendário letivo exigiu planejamento minucioso para atender às necessidades da rede municipal. “O calendário foi uma coisa bem complexa de montar porque envolve muita gente na secretaria. Nós estamos organizados em 13 diretorias regionais de educação, onze coordenadorias e todas as nossas áreas têm alguma coisa para contribuir”, explicou Godói.

Para cumprir a exigência dos 200 dias letivos e ainda acomodar a Copa do Mundo, os feriados e o recesso de 15 dias em julho, a Secretaria estabeleceu o período de aulas entre 4 de fevereiro e 23 de dezembro.

A rede municipal atende mais de 1,08 milhão de estudantes distribuídos em aproximadamente 4.200 unidades educacionais. Deste total, cerca de 360 mil são bebês e crianças matriculados na educação infantil, especificamente em creches. Aproximadamente 2.400 unidades são Centros de Educação Infantil (CEI) parceiros da Prefeitura.

O sistema educacional municipal conta com cerca de 88 mil servidores, sendo 61 mil professores. Estes profissionais estão distribuídos entre unidades educacionais, diretorias regionais e o órgão central da Secretaria. A formação continuada destes educadores é realizada pela Escola de Formação de Profissionais da Educação do Futuro (EnforPath).

Entre as prioridades da Secretaria para 2026 está a manutenção da fila zerada para vagas em creches. “Em 2026 a gente vai manter a fila zerada. Isso é verificado em dados públicos mês a mês desde 2020, salvo engano, a gente tem a fila zerada e vamos manter”, destacou o Secretário Adjunto.

A Secretaria também busca alcançar 70% de alfabetização ao final do segundo ano do ensino fundamental até 2028. Em 2024, a rede municipal atingiu 48,25% de crianças alfabetizadas nesta etapa, superando a meta nacional de 44%.

Outra meta é melhorar os resultados no IDEB, com objetivo de atingir o índice de 6,0 nos anos iniciais e 5,0 nos anos finais do ensino fundamental até 2028.

Para reduzir a evasão escolar, a Secretaria mantém o programa Mães Guardiãs, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O programa oferece 3.300 vagas anuais para mães de estudantes da rede municipal que realizam a busca ativa de alunos ausentes.

“Se no início do dia elas identificam que determinados estudantes não apareceram, elas entram em contato com a família diretamente para saber o que aconteceu”, explicou Godói. Com esta iniciativa, a evasão escolar foi reduzida para aproximadamente 0,7%.

A Secretaria oferece apoio para estudantes com dificuldades de aprendizagem através do Núcleo de Acompanhamento e Apoio às Aprendizagens (NAAPA), que conta com equipe multidisciplinar. Há também o programa de recomposição das aprendizagens, com professores de apoio pedagógico para auxiliar alunos com dificuldades específicas.

Na área de segurança escolar, a Secretaria trabalha em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e as polícias estaduais por meio do Gabinete Integrado de Proteção Escolar. As medidas incluem rondas escolares pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), sistemas de câmeras integrados ao programa Smart Sampa e vigilância em tempo integral ou noturno em determinadas escolas.

Na rede estadual, a professora Priscila Terencio, da região de Franca, foi eleita educadora nota 10 em 2025 no Eixo Inovação e Tecnologia. Ela coordena uma escola que passou por transformação desde 2016, quando estava prestes a fechar.

“Uma escola que ia fechar em 2016, porque não tinha alunos, tinha essa referência negativa, hoje é uma escola que tem uma procura enorme, a gente tem lista de espera por conta do que nós desenvolvemos aqui”, relatou Priscila.

O projeto premiado incluiu a criação de um documentário e um almanaque com informações sobre a escola, distribuídos na comunidade através de QR Codes. “A pessoa está lá no posto de saúde esperando para ser atendido, coloca lá a câmera do celular no QR Code e logo já tem contato do que está acontecendo na escola”, explicou a educadora.

Veja mais no YouTube da TMC:

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Trend das 11

TMC reforça grade matinal com estreia do Trend das 11 na segunda-feira (02/02)

O novo programa será apresentado por Carol Gazal, em São Paulo, Marcus Lacerda, no Rio de Janeiro, e Rafaela Soares, em Brasília
Dinheiro TMC: Brasil ocupa segundo lugar mundial em juros reais, atrás apenas da Rússia

Dinheiro TMC: Brasil ocupa segundo lugar mundial em juros reais, atrás apenas da Rússia

Taxa brasileira permanece elevada mesmo com inflação em queda, segundo dados divulgados no programa Dinheiro TMC; diferença entre juros nominal e inflação define posição no ranking
Corre TMC: Ademir Paulino revela detalhes de projeto com corredores da tribo Kalendin no Quênia

Corre TMC: Ademir Paulino revela detalhes de projeto com corredores da tribo Kalendin no Quênia

Treinador brasileiro com 600 alunos compartilhou experiência no programa Corre TMC sobre trabalho com atletas de elite em Itém, cidade onde a corrida é principal atividade econômica
Biscoitos de pistache de vista lateral na bandeja redonda.

“Dinheiro TMC” discute o boom dos doces proteicos e alerta sobre riscos bancários

O programa "Dinheiro TMC" deste sábado (24/01) traz um panorama completo sobre economia, investimentos e novos modelos de negócios. Sob o...