Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioOriginais TMCNo Sobremesa, adestrador Renan Branco lista erros comuns na...

No Sobremesa, adestrador Renan Branco lista erros comuns na criação de cães

No episódio desta terça-feira (10/2) do programa Sobremesa, da TMC, o adestrador de cães Renan Branco compartilhou dicas e informações relevantes para quem quer criar e cuidar de cães

O mercado pet cresce a passos largos, mas a forma como os tutores se relacionam com seus animais ainda é cercada de mitos.

No episódio desta terça-feira (10/2) do programa Sobremesa, da TMC, o adestrador de cães Renan Branco compartilhou dicas e informações relevantes para quem quer criar e cuidar de cães.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Para ajudar os tutores a navegarem melhor nesse universo, o especialista destacou os principais pontos de atenção, confira:

1. O perigo da humanização excessiva

Segundo Branco, o excesso de mimos e a falta de compreensão sobre a psicologia canina podem gerar animais estressados e tutores frustrados. “A humanização em excesso tira o comportamento natural do cão. Ele não consegue se adaptar 100% ao mundo humano”, afirmou durante o papo com os apresentadores.

A dica aqui é não tentar projetar sentimentos e necessidades humanas nos cães, mas sim, dar espaço para o animal exercer seus comportamentos naturais.

2. O mito do “suborno” com petiscos

Existe um preconceito comum de que o animal “vicia” no petisco e só obedece por interesse. Renan desmistifica essa visão: “O cão aprende através de condicionamento e o petisco é um reforço do comportamento CERTO”.

Para evitar abusos, Renan Branco afirma que, aos poucos, o petisco pode ser trocado por carinhos, brincadeiras, ou outro tipo de reforços positivos.

3. Desconsiderar a genética da raça

No Sobremesa, o adestrador de cães explicou que todo cão pode ser treinado, inclusive o temido pinscher, mas a facilidade de adestramento pode ser influenciada por questões genéticas.

Enquanto o Border Collie e o Pastor Belga lideram o ranking de inteligência e facilidade de treino, por exemplo, as raças orientais, como Shiba Inu e Chow Chow, exigem mais paciência do profissional por serem menos expressivas corporalmente. Entender a origem do animal é fundamental para não criar expectativas irreais.

4. Estética acima da saúde genérica

O adestrador se posicionou de forma crítica em relação ao cruzamento de raças focado apenas na aparência: “existe um mundo estético, que eu não sou a favor, por que existem cães com problemas genéticos que vieram dessa mistura de raça”.

Ele cita o exemplo dos Pugs, que sofrem com as consequências de seleções genéticas que priorizam características físicas (como o focinho excessivamente achatado) em detrimento da capacidade respiratória e qualidade de vida do animal.

5. Falta de preparo para estímulos externos

Eventos sazonais, como o Carnaval ou queima de fogos, estressam os animais e muitos tutores não preparam os cães para esse momento.

A dica que Renan Branco dá para reduzir o estresse auditivo é o uso de algodão nos ouvidos para abafar o impacto sonoro desses eventos.

Sobremesa

 O “Sobremesa” vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h, com transmissão direta dos estúdios da TMC. Cada edição contará com a participação de um convidado, que se junta aos apresentadores para discutir os principais assuntos do dia.

A proposta do programa é acompanhar o noticiário com uma abordagem descontraída, pensada para o período pós-almoço. Os apresentadores comentam temas da atualidade e conduzem entrevistas com foco em conversa leve, sem abrir mão da informação.

Veja mais no Youtube da TMC:

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Duas mulheres estão sentadas em um sofá cinza, conversando e segurando microfones com a marca TMC — um microfone verde (à esquerda) e um laranja (à direita).

Luísa Sonza abre o jogo sobre carreira em estreia do podcast Imprevista na TMC

A cantora participou do primeiro episódio do programa de Joana Treptow, lançado nesta quinta-feira (12/02), onde falou sobre versatilidade musical e como aprendeu a lidar com críticas
Trabalhadores de escritório que usam gráficos financeiros

Dinheiro TMC: Rastreabilidade financeira, recorde de arrecadação e a evolução do mercado de cursos online

Programa debate o Caso Master, a “taxa das blusinhas”, acordos bilionários com bancos e a profissionalização dos infoprodutos
O fenômeno do “Acadêmicos do Baixo Augusta” no carnaval de São Paulo

O fenômeno do “Acadêmicos do Baixo Augusta” no carnaval de São Paulo

Em entrevista ao programa "A Cidade é Sua", Alexandre Natacci, um dos fundadores do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, revela como uma brincadeira entre amigos transformou o cenário cultural da capital paulista
Corre TMC: Felipe Schmidt fala sobre relação com o pai e início na corrida

Corre TMC: Felipe Schmidt fala sobre relação com o pai e início na corrida

Maratonista conta sua trajetória, desde o basquete universitário até as principais maratonas