Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaAGU vai investigar apagões em São Paulo

AGU vai investigar apagões em São Paulo

No último apagão, em dezembro de 2025, mais de 3 milhões de consumidores ficaram sem energia elétrica em SP

A Advocacia-Geral da União (AGU) investigará os apagões ocorridos na Região Metropolitana de São Paulo. A determinação partiu do presidente Lula e foi oficializada por meio de portaria publicada nesta sexta-feira (16/1) no Diário Oficial da União.

O documento cria um grupo especial que avaliará os episódios de interrupção no fornecimento de energia elétrica desde 2023 e as medidas adotadas pela Enel, concessionária responsável pelo serviço na região paulista.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O grupo de trabalho será formalmente constituído na próxima segunda-feira (19/1) e terá 30 dias para concluir o relatório final. Os procuradores analisarão todos os casos relevantes de queda na distribuição de energia elétrica na Grande São Paulo ocorridos nos últimos três anos.

O último grande apagão em São Paulo aconteceu em dezembro de 2025, entre os dias 8 e 14, quando mais de quatro milhões de consumidores ficaram sem energia elétrica em diferentes áreas da cidade.

O Procon de São Paulo aplicou multa de R$ 14 milhões à Enel devido ao apagão de dezembro e a outros episódios ocorridos entre 21 e 23 de setembro de 2025.

A Controladoria-Geral da União (CGU) também elaborou um relatório sobre as quedas de energia em São Paulo nos anos de 2023 e 2024.

O documento produzido pela AGU servirá como base para decisões futuras da presidência da República sobre o tema, podendo sugerir ações jurídicas e institucionais a serem adotadas em relação aos apagões e à atuação da concessionária.

Em nota, a Enel se manifestou sobre a investigação da AGU: “A Enel Distribuição São Paulo vem cumprindo suas obrigações contratuais e regulatórias e o Plano de Recuperação apresentado à Aneel em 2024, com avanços comprovados nos indicadores de qualidade e trajetória contínua de melhoria ao longo de 2025”.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais