Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaAnistia volta às discussões na Câmara dos Deputados após...

Anistia volta às discussões na Câmara dos Deputados após prisão preventiva de Jair Bolsonaro

Partido Liberal prometeu mobilização para votar o projeto na casa já nesta semana

A prisão de Jair Bolsonaro, no sábado, deve influir diretamente na pauta do Congresso nesta semana. Filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro afirmou que o Partido Liberal vai iniciar mobilização para tentar votar o projeto que concede anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

A declaração foi feita na segunda-feira (24/11) após uma reunião entre parlamentares do partido, o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, e advogados de Jair Bolsonaro.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

De acordo com informações da coluna de Daniela Lima no UOL, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ligou para os líderes dos partidos para avaliar a possibilidade de colocar o PL da Dosimetria, antes chamado de PL da Anistia, em votação nesta semana.

A bancada do PL na Câmara e no Senado foi chamada para discutir a estratégia em torno do projeto, que segue parado na Câmara. Até o momento, não há confirmação de quando — ou se — a proposta será votada.

O relator do tema, o deputado Paulinho da Força, pediu ao presidente da Câmara, Hugo Motta, que coloque em pauta ainda esta semana o texto sobre a dosimetria das penas.

Líderes da oposição argumentam que a prisão de Jair Bolsonaro cria um “fato novo” e torna urgente a análise da anistia, independentemente do resultado.

Nos bastidores, porém, integrantes do PL reconhecem que não têm votos suficientes para aprovar a anistia.

Por isso, avaliam apoiar a votação da dosimetria e apresentar um destaque em plenário para tentar excluir Bolsonaro da possibilidade de prisão.

Leia Mais: Após Supremo Tribunal Federal manter prisão preventiva, o que acontece agora com Bolsonaro?

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid