O instituto Datafolha divulgou que 31% dos brasileiros consideram o desempenho do Congresso Nacional ruim ou péssimo. A pesquisa, publicada nessa terça-feira (09/12), indica que 21% dos entrevistados classificam o trabalho de deputados e senadores como ótimo ou bom. A avaliação regular foi apontada por 44% dos participantes.
O estudo ouviu 2.002 brasileiros maiores de 16 anos entre os dias 2 e 4 de dezembro. A amostragem incluiu 113 municípios do país, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Os dados mostram uma redução na avaliação negativa do Congresso em comparação à sondagem anterior. Em julho, 35% dos entrevistados classificavam o desempenho parlamentar como ruim ou péssimo. A avaliação positiva apresentou oscilação de 18% para 21% no mesmo período.
A melhora na percepção do trabalho legislativo aconteceu após manifestações públicas contra propostas em análise na Câmara dos Deputados. Em setembro, protestos ocorreram contra a PEC da Blindagem e o Projeto de Lei da Anistia.
Leia Mais: Câmara aprova punições para devedores contumazes de impostos; texto vai à sanção
Supremo Tribunal Federal
Em relação ao Supremo Tribunal Federal, a pesquisa Datafolha revelou que 35% dos brasileiros avaliam o desempenho dos ministros como ruim ou péssimo. A atuação da Corte é considerada ótima ou boa por 32% dos entrevistados. Outros 29% classificam o trabalho dos magistrados como regular.
O levantamento não especificou as razões que levaram os participantes a avaliar positiva ou negativamente as instituições pesquisadas.
