Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaBolsonaro é levado à PF e fica em sala...

Bolsonaro é levado à PF e fica em sala especial após prisão preventiva do STF

Ex-presidente passa a noite em espaço reservado na PF; Moraes cita risco de fuga e pressão de apoiadores

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente neste sábado (22/11) e levado direto para a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde deve permanecer em uma sala de Estado — um espaço reservado para ex-chefes de governo e altas autoridades. A estrutura inclui mesa, cadeira, cama de solteiro, banheiro privativo, ar-condicionado, frigobar e uma janela.

Moraes fala em risco de fuga e uso de apoiadores para driblar fiscalização

Bolsonaro ficará nessa sala enquanto durar a permanência nas instalações da PF. A defesa poderá solicitar ao STF autorização para entrada de itens pessoais, como livros, eletrônicos e objetos de uso cotidiano. O espaço é o mesmo tipo de acomodação usada por Lula e Michel Temer quando os dois foram detidos em operações passadas.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A prisão preventiva foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes após a convocação de uma vigília feita pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na porta do condomínio do ex-presidente, na noite de sexta-feira (21/11). Para Moraes, a movimentação indicou possível tentativa de usar apoiadores para atrapalhar fiscalização e descumprir medidas judiciais.

Bolsonaro já havia sido condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar uma trama golpista em 2022 e estava em prisão domiciliar desde 4 de agosto, acusado de interferir nas investigações. A conversão da medida para prisão preventiva reforça o entendimento da Corte de que há risco de evasão e de novas obstruções.

A PF confirmou, em nota, que cumpriu o mandado expedido pelo Supremo. A defesa do ex-presidente deve apresentar pedidos e recursos nas próximas horas, mas Bolsonaro permanece sob responsabilidade da corporação enquanto aguarda novos desdobramentos.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais