Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaBolsonaro indica Carlos e Carol de Toni em SC...

Bolsonaro indica Carlos e Carol de Toni em SC e gera impasse no PL catarinense

Governador Jorginho Mello defendia manter vaga para ampliar alianças no estado

A definição do ex-presidente Jair Bolsonaro para as eleições ao Senado em Santa Catarina alterou o cenário político no estado e gerou ruídos dentro do próprio PL. Segundo aliados, Bolsonaro defende que o partido lance a deputada federal Carol de Toni e o ex-vereador Carlos Bolsonaro, seu filho, como candidatos às duas vagas que estarão em disputa em 2026.

A sinalização foi transmitida a parlamentares e dirigentes da legenda. O líder do PL no Senado, Carlos Portinho, afirmou que Bolsonaro considera o cenário catarinense “resolvido” com a composição da dupla. Em outubro, cada estado elegerá dois senadores.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A decisão contraria a estratégia defendida pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, que pretende disputar a reeleição. O grupo político do governador vinha trabalhando para manter uma das vagas ao Senado em aberto, com o objetivo de negociar alianças com partidos como PP e União Brasil.

Com a escolha, o senador Esperidião Amin, do PP, que planeja tentar a reeleição, pode ficar sem o apoio do grupo bolsonarista. Diante do novo cenário, lideranças do Progressistas avaliam alternativas: manter aliança com o PL, lançar candidatura própria ou apoiar um adversário.

O debate também envolve a federação entre PP e União Brasil. Em Santa Catarina, o deputado Fabio Schiochet, coordenador da federação, já defendeu que o grupo considere uma composição com o PSD, partido do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, pré-candidato ao governo estadual.

Nos bastidores, a movimentação de Bolsonaro também é vista como tentativa de conter uma possível saída de Carol de Toni do PL. Sem garantia de espaço na chapa, a deputada chegou a sinalizar que poderia buscar outra legenda para viabilizar sua candidatura. A definição pública do ex-presidente reforça seu apoio e tende a reduzir esse risco.

Além dos efeitos estaduais, a decisão tem impacto nas articulações nacionais do partido. O senador Flávio Bolsonaro, apontado como pré-candidato à Presidência, tenta ampliar alianças com partidos do centro-direita. A oferta de espaço a nomes como Esperidião Amin poderia facilitar negociações.

Leia mais: “Inacreditável”, diz Carlos Bolsonaro sobre condição do pai na Papudinha

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Alexandre de Moraes

PF intima presidente da Unafisco para depor após críticas à operação de Moraes

Kleber Cabral deve depor nesta sexta-feira (20/02) às 15h (de Brasília) após questionar operação contra auditor fiscal da Receita Federal do Brasil
O ministro André Mendonça em audiência de contextualização no STF

Mendonça reduz sigilo e retoma fluxo normal da PF em inquérito do Banco Master

Ministro autoriza perícias e depoimentos segundo normas internas da PF e determina que novas investigações dependam de sua análise prévia
Hugo Motta e Guilherme Derrite na Mesa Diretora da Câmara

Hugo Motta mantém Derrite como relator do PL Antifacção e Câmara retoma análise

Projeto integra pacote do governo Lula contra o crime organizado e pode ser votado na próxima semana
Eduardo Paes faz gesto segurando chapéu no carnaval

Paes admite erro ao imitar pessoa cega em camarote da Sapucaí: “Infelicidade minha”

Prefeito do Rio reconheceu infelicidade após vídeo circular nas redes sociais mostrando gesto com bengala e óculos escuros no domingo