Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaDefesa de Jair Bolsonaro pede sistema de cadastro para...

Defesa de Jair Bolsonaro pede sistema de cadastro para visitas familiares na PF

Advogados solicitam a Moraes mecanismo que elimine necessidade de autorizações judiciais individuais para cada visita de Michelle e filhos do ex-presidente.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), a implementação de um sistema de cadastramento prévio para visitas familiares na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. O pedido foi protocolado na quarta-feira (10/12), visando eliminar a necessidade de autorizações judiciais individuais para cada visita de Michelle Bolsonaro e dos filhos do ex-presidente.

Atualmente, as visitas são permitidas apenas às terças e quintas-feiras, no período das 9h às 11h, com duração máxima de 30 minutos. Médicos e advogados são os únicos que têm acesso livre à unidade, sem necessidade de autorização específica.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

No documento enviado ao Supremo, os advogados explicam que têm apresentado “semanalmente requerimentos específicos” para autorizar as visitas familiares, em cumprimento à portaria 1.104 de 2024 e às determinações do tribunal. Segundo a defesa, o procedimento atual gera “atos processuais sucessivos que, em tese, poderiam ser racionalizados”.

Leia mais: Lindbergh aciona STF após Câmara manter mandato de Zambelli

A proposta sugere que a própria Superintendência da PF passe a habilitar os familiares de Bolsonaro, dispensando novas autorizações judiciais a cada visita. Os advogados Celso Vilardi, Paulo Amador da Cunha Bueno e Daniel Tesser afirmam que não pretendem alterar o regime disciplinar estabelecido, mas promover um “ajuste procedimental”.

“Uma vez habilitados, os familiares (esposa e filhos) poderiam acessar a unidade de segunda a sexta, nos horários regulamentares”, argumentam os defensores no documento. Eles acrescentam que o cadastramento prévio “poderia apenas facilitar a gestão administrativa das visitas”.

Não há informações sobre quando o ministro Alexandre de Moraes deve se pronunciar sobre o pedido ou como a Polícia Federal avalia a proposta de cadastramento prévio.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid