Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaCamilo Santana confirma que deixará o Ministério da Educação

Camilo Santana confirma que deixará o Ministério da Educação

Ministro afirmou que irá se dedicar na campanha eleitoral de Lula e do governador do Ceará

O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que deixará o comando do MEC (Ministério da Educação) nos próximos meses. A declaração foi feita nesta segunda-feira (19/1) durante conversa com jornalistas em Brasília.

Antes de sua saída, prevista para março, o ministro apresentará um balanço completo das ações da pasta referentes a 2025. Após a apresentação deste documento, ele iniciará conversas com o presidente Lula (PT) para planejar sua transição para fora do governo federal.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A decisão de deixar o ministério está relacionada ao calendário eleitoral. Após sua saída, Santana afirmou que dedicará seu tempo para trabalhar na campanha eleitoral de Lula e do governador do Ceará, Elmano de Freitas. Nos últimos meses, o nome de Camilo passou a ser testado em uma possível candidatura ao governo cearense em outubro deste ano. Mas, segundo ele, essa possibilidade está descartada.

“Essa é uma decisão que nós vamos ter até março para tomar, mas quero dizer claramente aqui que o meu candidato que eu vou trabalhar será Elmano de Freitas reeleito governador do Estado do Ceará e o presidente Lula reeleito presidente deste país“, afirmou o ministro sobre .

Camilo, que tem mandato de senador no Ceará até 2031 e foi afastado de suas funções para comandar a pasta da Educação, disse que avalia um retorno ao Congresso para se reaproximar dos eleitores cearenses e reforçar as bases de Lula e Elmano.

“Poderei voltar ao meu mandato justamente para me dedicar. Eu vou me dedicar muito para que não haja retrocessos no Ceará e para que não haja retrocessos no Brasil. Qualquer saída minha do ministério será para me dedicar à reeleição do governador Elmano e à reeleição do presidente Lula“, afirmou o ministro.

Transição no MEC

A saída de Camilo Santana impactará diretamente a gestão do Ministério da Educação, responsável pelas políticas educacionais em todo o Brasil. As conversas sobre o planejamento da transição acontecerão no Palácio do Planalto, entre o ministro e o presidente Lula.

O balanço a ser apresentado incluirá os resultados do MEC em 2025, mas os dados específicos ainda não foram divulgados. Também não há informações sobre quem assumirá o comando da pasta após a saída do atual ministro.

Ele também descartou qualquer descontinuidade nos trabalhos do Ministério da Educação com sua saída para as eleições de outubro.

“A meta agora é fazer as entregas que nós planejamos. A equipe está andando bem e eu não tenho dúvidas que a minha saída ou não jamais vai afetar o encaminhamento das ações aqui do MEC”, assegurou.

Leia mais: Haddad rejeita candidatura em 2026 e conversa com Lula sobre deixar ministério

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais