Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueCirurgia de Bolsonaro ocorreu como previsto, afirmam médicos do...

Cirurgia de Bolsonaro ocorreu como previsto, afirmam médicos do ex-presidente

Ainda não há previsão de alta e médicos avaliam a necessidade de outro procedimento para tratar soluços

Os médicos responsáveis pela cirurgia de Jair Bolsonaro falaram à imprensa na tarde desta quinta-feira (25/12) e deram mais detalhes sobre o estado de saúde do ex-presidente.

Segundo a equipe médica, o procedimento aconteceu como previsto:

“Procedimento cirúrgico realizado hoje transcorreu de acordo com o previsto, que foi uma hernia inguinal bilateral dos dois lados, então o presidente tinha uma hérnia do tipo mista, direta e indireta e foi corrigida”, explicou o médico cirurgião Cláudio Birolini em entrevista a jornalistas. “Foi feita um reforço da parece abdominal e foi colocada uma tela de material plástico”, completou.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Os médicos afirmaram que Bolsonaro já acordou da sedação e foi encaminhado para quarto, sem previsão de alta.

A ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro, também afirmou que a cirurgia correu bem e agradeceu a equipe médica. Nas redes sociais, ela disse que a cirurgia foi um “sucesso” e “sem intercorrências”.

O procedimento para operar uma hérnia inguinal bilateral teve início por volta das 09h e durou cerca de três horas.

Agora, os cuidados diários serão voltados a fisioterapia e analgesia (alívio da dor), segundo os médicos. Antes do procedimento ser realizado, a previsão era de que Bolsonaro ficasse internado por entre 5 e 7 dias para se recuperar.

Os médicos avaliam também a realização de um outro procedimento para tratar os soluços do ex-presidente: “Nós optamos por questões de precaução otimizar o tratamento clínico, melhorar a dieta, potencializar toda a medicação e observar nesses próximos dias a necessidade ou não desse procedimento, provavelmente nós o faremos na segunda-feira, que é o tempo para ele responder a medicação”.

Sobre a mudança na abordagem terapêutica inicialmente planejada, o médico esclareceu e explicou as possíveis causas dos soluços: “Nós, inicialmente, tínhamos proposto um bloqueio do nervo, mas, estando mais próximo do presidente agora e observando que tenha uma relação direta talvez com o tubo digestivo, uma esofagite severa que ele tem, associada a gastrite e refluxo gastresofágico”, afirmou.

Leia mais: Cirurgia de Bolsonaro termina após três horas e meia

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais