Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula conversa com Maduro sobre ações dos EUA no...

Lula conversa com Maduro sobre ações dos EUA no Caribe

Presidentes falaram por telefone após mais de um ano sem comunicação direta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente venezuelano Nicolás Maduro na terça-feira (2/12). A ligação, que durou cerca de 15 minutos, foi mantida em sigilo por vários dias e só veio a público nesta semana.

Durante o diálogo, o mandatário brasileiro manifestou preocupações relacionadas às movimentações dos Estados Unidos na região caribenha.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

O contato telefônico ocorreu após mais de um ano sem comunicação direta entre os dois líderes. O distanciamento diplomático entre Brasil e Venezuela intensificou-se após as irregularidades verificadas no processo eleitoral venezuelano de 2024.

A conversa aconteceu em um momento de tensão geopolítica na região caribenha, com atenção especial às operações dos Estados Unidos naquela área. Durante os 15 minutos de diálogo, os presidentes concentraram-se principalmente na situação regional.

Fontes do Planalto informaram que não houve discussão sobre possíveis soluções para a crise política venezuelana. Também não foram divulgados detalhes específicos sobre as preocupações de Lula quanto às atividades americanas na região.

O governo brasileiro avalia a possibilidade de que a Casa Branca realize uma operação pontual contra alvos ligados ao narcotráfico na Venezuela, embora não considere provável uma invasão militar completa ao país.

O afastamento entre os dois líderes foi motivado por uma série de divergências recentes, incluindo o veto brasileiro à entrada da Venezuela no Brics e o esfriamento das relações após as irregularidades no processo eleitoral venezuelano.

Leia mais: Trump diz que EUA iniciarão ações terrestres após apreender navio venezuelano

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid