Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaDamares acusa Freixo de usar Embratur para financiar escola...

Damares acusa Freixo de usar Embratur para financiar escola que homenageia Lula

Senadora protocolou representação na Comissão de Ética contra presidente da agência de turismo por destinar R$ 12 milhões ao Carnaval do Rio, incluindo agremiação com enredo sobre o presidente

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou representação contra o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, na Comissão de Ética da Presidência da República na última quarta-feira (7/2). O questionamento refere-se ao financiamento para a escola de samba Acadêmicos de Niterói, que apresentará enredo em homenagem ao presidente Lula no Carnaval 2026.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A parlamentar acusa o dirigente da agência de promoção turística de usar o cargo para fins políticos ao autorizar recursos para as agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro. A Embratur destinou R$ 12 milhões para o Carnaval carioca deste ano, valor distribuído entre as escolas que integram a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).

Acusação de promoção pessoal

Damares fundamenta sua representação em imagens divulgadas nas redes sociais. Segundo a senadora, Freixo participou de um ensaio da Acadêmicos de Niterói em 30 de janeiro usando uma camiseta com a estampa do rosto de Lula, o que ela caracteriza como “verdadeira promoção pessoal”.

A escola niteroiense apresentará o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, samba que retrata a trajetória do atual presidente da República.

Pedido de sanções

Na representação enviada à Comissão de Ética, a senadora solicita a instauração de procedimento contra o presidente da Embratur, pedindo a aplicação de “medidas e sanções éticas cabíveis” e recomendações institucionais para evitar a repetição de “práticas semelhantes”.

Leia Mais: Congresso tem 10 projetos parados sobre supersalários, enquanto Dino exige revisão

Freixo responde às acusações

Em resposta às críticas, Freixo publicou um vídeo no X (antigo Twitter) em 6 de fevereiro. O presidente da Embratur esclareceu que os recursos são distribuídos igualmente entre todas as agremiações do grupo.

“Esse valor não é um absurdo: é exatamente o mesmo investido no ano passado. Não há qualquer favorecimento específico, independentemente de enredo”, afirmou o dirigente.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula abandona postura de “paz e amor” e diz que eleições de 2026 serão uma “guerra”

Lula abandona postura de “paz e amor” e diz que eleições de 2026 serão uma “guerra”

Presidente convocou aliados a confrontarem acusações contra o governo nas redes sociais durante cerimônia de aniversário do PT em Salvador, defendendo atitude mais assertiva diante das críticas
Congresso tem 10 projetos parados sobre supersalários, enquanto Dino exige revisão

Congresso tem 10 projetos parados sobre supersalários, enquanto Dino exige revisão

Iniciativas têm como alvo comum as verbas indenizatórias, auxílios e outras vantagens que não estão contempladas em legislação nacional
STF vs caixa 2: o que muda na eleição após votação unânime que pode asfixiar corruptos?

STF vs caixa 2: o que muda na eleição após votação unânime que pode asfixiar corruptos?

Supremo estabelece que políticos podem responder simultaneamente por crime eleitoral e improbidade quando usarem recursos não contabilizados em campanhas
Geraldo Alckmin e Lula durante o Salão do Automóvel

Lula e Alckmin: o que está em jogo com o possível fim da dupla de 2022?

A aliança formada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) em 2022, que simbolizou a...