A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou representação contra o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, na Comissão de Ética da Presidência da República na última quarta-feira (7/2). O questionamento refere-se ao financiamento para a escola de samba Acadêmicos de Niterói, que apresentará enredo em homenagem ao presidente Lula no Carnaval 2026.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A parlamentar acusa o dirigente da agência de promoção turística de usar o cargo para fins políticos ao autorizar recursos para as agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro. A Embratur destinou R$ 12 milhões para o Carnaval carioca deste ano, valor distribuído entre as escolas que integram a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).
Acusação de promoção pessoal
Damares fundamenta sua representação em imagens divulgadas nas redes sociais. Segundo a senadora, Freixo participou de um ensaio da Acadêmicos de Niterói em 30 de janeiro usando uma camiseta com a estampa do rosto de Lula, o que ela caracteriza como “verdadeira promoção pessoal”.
A escola niteroiense apresentará o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, samba que retrata a trajetória do atual presidente da República.
Pedido de sanções
Na representação enviada à Comissão de Ética, a senadora solicita a instauração de procedimento contra o presidente da Embratur, pedindo a aplicação de “medidas e sanções éticas cabíveis” e recomendações institucionais para evitar a repetição de “práticas semelhantes”.
Leia Mais: Congresso tem 10 projetos parados sobre supersalários, enquanto Dino exige revisão
Freixo responde às acusações
Em resposta às críticas, Freixo publicou um vídeo no X (antigo Twitter) em 6 de fevereiro. O presidente da Embratur esclareceu que os recursos são distribuídos igualmente entre todas as agremiações do grupo.
“Esse valor não é um absurdo: é exatamente o mesmo investido no ano passado. Não há qualquer favorecimento específico, independentemente de enredo”, afirmou o dirigente.
