Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaDaniela Lima: "Lula quer rachar Centrão para evitar 3ª...

Daniela Lima: “Lula quer rachar Centrão para evitar 3ª via nas eleições”

Presidente busca acordos com partidos de centro-direita para garantir polarização entre PT e família Bolsonaro nas próximas eleições presidenciais

O presidente Lula está conduzindo articulações políticas para evitar o surgimento de candidatos de terceira via no espectro da direita e centro-direita nas eleições presidenciais de 2026, diz a colunista Daniela Lima, da TMC.

“O Lula está numa articulação pesada. Essa recomposição com o presidente da Câmara é só um pedacinho dela para rachar os partidos do Centrão, da Centro-Direita e impedir que haja um candidato de terceira via neste campo, da direita-centro-direita. Para replicar o quê? Um duelo ‘Lula versus um Bolsonaro’. Neste caso, neste momento até aqui, é o Flávio Bolsonaro”, explica a jornalista.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Para tanto, Lula está fazendo uma recomposição ao se reaproximar do presidente da Câmara, Hugo Mota, do Republicanos.

“Republicanos é o partido dele, ele é da Paraíba. Está falando também muito fortemente com o União Brasil. E, neste papo, entra também o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente do partido Antônio Rueda. Com o PP, o Lula deu uma piscadinha, está mandando mensagens, mandando sinais, fazendo sondagens e tem um trabalho muito forte, principalmente sobre Gilberto Kassab, o dono do PSD.”

“Estão no arco dessas legendas, nomes como os governadores Ronaldo Caiado, de Goiás, Ratinho Júnior, do Paraná, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. Por que o Lula está mirando essas legendas? Ele quer que essas legendas sejam aliadas do PT em 2026? Não, ele só quer um compromisso de que elas não vão lançar candidato próprio. Fazendo isso, a polarização fica dada de saída.”

Na avaliação da colunista, o maior prejudicado desta estratégia de Lula é Ronaldo Caiado, governador de Goiás, do União Brasil.

“O Lula, em 2026, já começou. Ele está tentando travar as articulações. O principal afetado neste momento é Caiado, que já estava estruturando inclusive um time (para as eleições). Para poder botar essa candidatura em 2026 na rua, talvez ele tenha de procurar um outro partido.”

Leia mais: Bolsonaro é transferido para hospital em Brasília; cirurgia está marcada para o dia de Natal

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Michelle Bolsonaro

Michelle Bolsonaro faz mistério sobre candidatura: “Está nas mãos de Deus”

Ex-primeira-dama afirma que prioridade é cuidar do marido, Jair Bolsonaro, que enfrenta complicações de saúde enquanto cumpre pena na Papudinha
João Campos e Tabata Amaral curtem Carnaval do Recife e prefeito celebra “condição de casado”

João Campos e Tabata Amaral curtem Carnaval do Recife e prefeito celebra “condição de casado”

João Campos (PSB) e Tabata Amaral (PSB) estão noivos desde novembro de 2025 e se casam no próximo sábado (21)
Plenário do Senado

Senado analisa projetos de lei para limitar uso de recursos públicos no Carnaval

Parlamentares discutem propostas que estabelecem punições para escolas de samba, criam teto para contratações artísticas e outras
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de anúncio do Programa “Gás do Povo”. Campo do Najá, Aglomerado da Serra – Belo Horizonte (MG)

Lei do Gás do Povo é sancionada e prevê recarga gratuita do botijão

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo e estará disponível em todos os municípios a partir de março