Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaDefesa de Bolsonaro pede urgência em laudo médico após...

Defesa de Bolsonaro pede urgência em laudo médico após piora de saúde do ex-presidente

Advogados informam surgimento de vômitos e soluços no ex-presidente, que cumpre pena de 27 anos na Papuda, e querem avaliar possibilidade de prisão domiciliar humanitária

A defesa de Jair Bolsonaro solicitou ao Supremo Tribunal Federal que a Polícia Federal apresente “com a máxima urgência” o laudo da perícia médica realizada no ex-presidente em 20 de janeiro. O pedido foi encaminhado nesta quarta-feira (4/2) ao ministro Alexandre de Moraes, responsável pela execução da pena de Bolsonaro. Os advogados alegam que o ex-presidente apresentou deterioração em seu quadro clínico nos últimos dias.

O documento enviado a Moraes destaca que o prazo de dez dias determinado pelo próprio ministro para a elaboração do laudo, em decisão assinada em 15 de janeiro, já se esgotou. A defesa argumenta que o resultado da perícia é fundamental para avaliar a possibilidade de solicitar prisão domiciliar por razões humanitárias.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Na petição, os advogados informam que a equipe médica identificou “o surgimento de episódios eméticos [vômitos] e crise de soluços acentuada” no ex-presidente. Estes novos sintomas seriam indicativos da piora em seu estado de saúde.

O documento enviado ao STF ressalta que o laudo é essencial para “viabilizar a apresentação de parecer pelo assistente técnico da defesa e, por consequência, a análise da necessidade de concessão da prisão domiciliar humanitária“.

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, instalação conhecida como “Papudinha”, localizada dentro do Complexo Penitenciário da Papuda. Ele foi condenado por liderar organização criminosa que planejava executar um golpe de Estado no Brasil.

Fontes da PF que falaram sob condição de anonimato afirmam que a corporação recebeu a documentação completa sobre a saúde do ex-presidente apenas na semana passada. Segundo estas mesmas fontes, o laudo pericial solicitado pela defesa encontra-se em fase final de elaboração.

O texto não apresenta informações sobre qual seria o diagnóstico específico de Bolsonaro ou detalhes sobre os resultados preliminares da perícia realizada pela Polícia Federal em janeiro.

Leia mais: STF marca julgamento que vai definir alcance da Lei de Anistia

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de anúncio do Programa “Gás do Povo”. Campo do Najá, Aglomerado da Serra – Belo Horizonte (MG)

Lei do Gás do Povo é sancionada e prevê recarga gratuita do botijão

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo e estará disponível em todos os municípios a partir de março
Marco Buzzi

MP pede suspensão de salário de ministro do STJ afastado por acusações de assédio sexual

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu nesta quinta-feira (12/2) a suspensão do salário de Marco Buzzi, ministro afastado do STJ por acusações de assédio sexual
Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Ministro aceitou proposta de Flávio Dino em troca da redistribuição do processo que investiga maior quebra bancária da história brasileira
MP pede suspensão de salário de R$ 44 mil de ministro do STJ afastado po assédio

MP pede suspensão de salário de R$ 44 mil de ministro do STJ afastado po assédio

Representação ao TCU questiona manutenção da remuneração de Marco Buzzi, que enfrenta duas acusações de assédio sexual