Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaDefesa pede a Moraes que Bolsonaro faça cirurgia e...

Defesa pede a Moraes que Bolsonaro faça cirurgia e cumpra pena em casa

Advogados do ex-presidente protocolaram solicitação no STF com laudos médicos e proposta de monitoramento eletrônico durante prisão domiciliar humanitária

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para que o ex-presidente realize uma cirurgia e cumpra o restante de sua pena em prisão domiciliar humanitária. O pedido foi protocolado nesta segunda-feira (9) e inclui documentação médica que, segundo os advogados, comprova a necessidade do procedimento.

No documento enviado ao STF, os defensores requerem a transferência de Bolsonaro para o hospital DF Star, onde seria realizada a intervenção cirúrgica. A equipe jurídica argumenta que a medida é necessária devido às condições de saúde do ex-mandatário.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Para o regime de prisão domiciliar, os advogados sugerem a adoção de monitoramento eletrônico, além de outras possíveis condições que o ministro considere adequadas para garantir o cumprimento da pena.

“Diante de todo o exposto, das provas médicas acostadas e da excepcional gravidade do quadro clínico apresentado, requer a Vossa Excelência: Autorização e remoção do Peticionário ao hospital DF Star, a fim de que possa ser submetido às intervenções cirúrgicas indicadas pelos médicos responsáveis pelo seu tratamento, bem como sua permanência no hospital pelo tempo necessário”, afirmam os advogados na petição.

A defesa fundamenta o pedido “em consonância com a jurisprudência firmada desta Suprema Corte e com os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, do direito à saúde e da proteção integral ao idoso”.

Os advogados também solicitaram “a autorização para deslocamento exclusivo para tratamento médico, mediante prévia comunicação, ou, em casos de urgência, com posterior justificativa”, o que permitiria atendimento médico emergencial sem comunicação antecipada.

O documento foi direcionado especificamente ao ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso no STF. Não há informações sobre o prazo para decisão sobre o pedido apresentado pela defesa do ex-presidente.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid