Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaGenial/Quaest: 45% desaprovam Messias no STF contra 30% favoráveis

Genial/Quaest: 45% desaprovam Messias no STF contra 30% favoráveis

Pesquisa mostra rejeição maior à indicação do advogado-geral da União comparada aos que apoiam

Levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta sexta-feira (19/12) mostra que 45% dos eleitores brasileiros desaprovam a indicação de Jorge Messias, atual advogado-geral da União, para o Supremo Tribunal Federal (STF). A pesquisa aponta que 30% dos entrevistados aprovam a escolha feita pelo presidente Lula, enquanto 25% não souberam responder ou não opinaram.

O estudo revela também uma mudança na percepção dos eleitores sobre o poder presidencial nas nomeações para a Corte. O percentual de brasileiros que acreditam que o presidente deve ter liberdade para indicar quem desejar ao STF subiu de 34% em junho para 41% atualmente.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Em contrapartida, a parcela dos que discordam dessa prerrogativa caiu de 59% para 54% no mesmo período. Os que não souberam responder ou não opinaram representam 5%, contra 7% na pesquisa anterior.

Leia mais: Quem é Sóstenes Cavalcante, deputado federal líder do PL e alvo de operação da PF

Esta não é a primeira indicação de Lula ao STF em seu atual mandato. A pesquisa Genial/Quaest também avaliou a percepção sobre a nomeação anterior de Cristiano Zanin. O levantamento realizado em abril de 2023 mostrou que 60% dos entrevistados desaprovavam aquela escolha, enquanto 23% a aprovavam. Na ocasião, 17% não souberam responder ou não opinaram.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de anúncio do Programa “Gás do Povo”. Campo do Najá, Aglomerado da Serra – Belo Horizonte (MG)

Lei do Gás do Povo é sancionada e prevê recarga gratuita do botijão

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo e estará disponível em todos os municípios a partir de março
Marco Buzzi

MP pede suspensão de salário de ministro do STJ afastado por acusações de assédio sexual

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu nesta quinta-feira (12/2) a suspensão do salário de Marco Buzzi, ministro afastado do STJ por acusações de assédio sexual
Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Ministro aceitou proposta de Flávio Dino em troca da redistribuição do processo que investiga maior quebra bancária da história brasileira
MP pede suspensão de salário de R$ 44 mil de ministro do STJ afastado po assédio

MP pede suspensão de salário de R$ 44 mil de ministro do STJ afastado po assédio

Representação ao TCU questiona manutenção da remuneração de Marco Buzzi, que enfrenta duas acusações de assédio sexual