Levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta sexta-feira (19/12) mostra que 45% dos eleitores brasileiros desaprovam a indicação de Jorge Messias, atual advogado-geral da União, para o Supremo Tribunal Federal (STF). A pesquisa aponta que 30% dos entrevistados aprovam a escolha feita pelo presidente Lula, enquanto 25% não souberam responder ou não opinaram.
O estudo revela também uma mudança na percepção dos eleitores sobre o poder presidencial nas nomeações para a Corte. O percentual de brasileiros que acreditam que o presidente deve ter liberdade para indicar quem desejar ao STF subiu de 34% em junho para 41% atualmente.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Em contrapartida, a parcela dos que discordam dessa prerrogativa caiu de 59% para 54% no mesmo período. Os que não souberam responder ou não opinaram representam 5%, contra 7% na pesquisa anterior.
Leia mais: Quem é Sóstenes Cavalcante, deputado federal líder do PL e alvo de operação da PF
Esta não é a primeira indicação de Lula ao STF em seu atual mandato. A pesquisa Genial/Quaest também avaliou a percepção sobre a nomeação anterior de Cristiano Zanin. O levantamento realizado em abril de 2023 mostrou que 60% dos entrevistados desaprovavam aquela escolha, enquanto 23% a aprovavam. Na ocasião, 17% não souberam responder ou não opinaram.
