Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaEleições 2026: Dois terços do Senado Federal deverão ser...

Eleições 2026: Dois terços do Senado Federal deverão ser renovados

33 senadores vão buscas a reeleição, enquanto quatro sinalizaram aposentadoria

Dois terços do Senado Federal, totalizando 54 das 81 cadeiras, serão renovados nas eleições de outubro de 2026. O levantamento realizado pela Folhapress, concluído em 12 de dezembro, indica que 33 senadores pretendem disputar a reeleição, enquanto quatro parlamentares em fim de mandato sinalizam aposentadoria da vida política. Outros 12 senadores afirmam que ainda não definiram seus planos para o próximo ciclo eleitoral.

O processo de renovação da Casa ocorrerá em outubro, com os eleitos assumindo seus mandatos em fevereiro de 2027. A disputa pelo controle do Senado ganhou importância devido à possível pressão que o grupo político ligado ao ex-presidente Bolsonaro pretende exercer sobre o Supremo Tribunal Federal.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

O bolsonarismo poderá iniciar processos de impeachment contra ministros do Supremo caso consiga eleger senadores em número suficiente, já que cabe ao Senado a prerrogativa de destituir integrantes do STF. O ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo processo que resultou na condenação de Jair Bolsonaro, é o principal alvo desse grupo na corte.

Entre os parlamentares com mandato até 2027, seis afirmam que não disputarão as próximas eleições, uma tentará vaga de deputada estadual, um buscará o governo estadual e um, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), lançou pré-candidatura à Presidência da República.

Dos 81 senadores, 22 dizem que não serão candidatos em 2026 e 13 declaram estar com o futuro indefinido. Entre os dez pré-candidatos a governador, nove estão no meio do mandato. Os mandatos no Senado duram oito anos, o que permite que parlamentares em meio de mandato tentem outros cargos sem perder suas cadeiras.

Outros três parlamentares consideram disputar governos estaduais, mas ainda não descartaram tentar a reeleição ao Senado. Dos 16 senadores que afirmaram que não serão candidatos, seis estão em final de mandato e ficarão sem cargo a partir de 2027 se mantiverem essa decisão.

O grupo de senadores em fim de mandato que sinaliza aposentadoria inclui Cid Gomes (PSB-CE), de 62 anos, eleito senador uma vez; Jader Barbalho (MDB-PA), de 81 anos, eleito três vezes; Oriovisto Guimarães (PSDB-PR), de 80 anos, eleito uma vez; e Paulo Paim (PT-RS), de 75 anos, eleito três vezes ao Senado.

O futuro de 12 senadores em fim de mandato permanece indefinido. Confúcio Moura (MDB-RO) cogita se retirar da vida pública. Jorge Kajuru (PSB-GO) avalia retornar ao trabalho em programas de televisão.

Leia mais: Erika Hilton denuncia Flávio Bolsonaro e Nikolas Ferreira por incitar golpe

A senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) não tentará reeleição para apoiar a provável candidatura de seu filho, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), ao governo da Paraíba. José Lacerda (PSD-MT), que exerce mandato como suplente do ministro Carlos Fávaro, não disputará a eleição para apoiar Fávaro, que busca se eleger novamente como senador.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), não precisará disputar as eleições de 2026, pois tem mandato garantido até 2031.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais