Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaDatafolha: 9 em 10 eleitores não se arrependem de...

Datafolha: 9 em 10 eleitores não se arrependem de voto para presidente em 2022

Pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios brasileiros; satisfação com escolha é similar entre eleitores de Lula (91%) e Bolsonaro (92%)

O instituto Datafolha constatou que 91% dos eleitores brasileiros se mantêm satisfeitos com seu voto para presidente nas eleições de 2022.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios do país. Os dados foram divulgados na noite desta segunda-feira (8/12), após coleta realizada entre terça (2/12) e quinta-feira (4/12) da semana passada.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O levantamento, que tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, revelou que apenas 8% dos entrevistados declararam arrependimento quanto à escolha presidencial, enquanto 1% não soube responder.

A satisfação com o voto mostra equilíbrio entre os apoiadores dos dois principais candidatos do último pleito presidencial. Entre eleitores do presidente Lula (PT), 91% afirmaram não se arrepender da escolha. O percentual é similar entre os que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), chegando a 92%.

O estudo identificou variações regionais nos índices de arrependimento. A região Sul registra o maior percentual de insatisfeitos com o voto de 2022, alcançando 11% dos entrevistados.

Fatores econômicos também influenciam os resultados. Entre pessoas que recebem até dois salários mínimos, 10% declararam arrependimento com sua escolha nas urnas.

Em contraste, o grupo com renda entre 5 e 10 salários mínimos apresenta o maior índice de satisfação, com 94% dos entrevistados mantendo-se firmes em sua decisão eleitoral.

A pesquisa abrangeu entrevistados com 16 anos ou mais, representando diferentes faixas etárias do eleitorado brasileiro.

Quanto às perspectivas para o próximo ciclo eleitoral, 77% dos participantes consideram que as eleições de 2026 terão papel muito importante em suas vidas e de suas famílias. Para 14% dos entrevistados, o próximo pleito terá um pouco de importância, enquanto 8% não atribuem nenhuma relevância ao processo eleitoral vindouro.

Leia mais: Tarcísio de Freitas declara apoio a Flávio Bolsonaro para eleição presidencial

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid