Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaEm carta, Bolsonaro confirma indicação de Flávio como pré-candidato...

Em carta, Bolsonaro confirma indicação de Flávio como pré-candidato à presidência

Senador foi escolhido em carta manuscrita pelo ex-presidente antes de passar por cirurgia em Brasília

O senador Flávio Bolsonaro foi oficialmente indicado como pré-candidato à presidência da República para 2026 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A indicação foi formalizada em carta manuscrita divulgada pelos filhos do ex-mandatário nesta quinta-feira (25/12), mesmo dia em que o ex-presidente passa por procedimento cirúrgico em Brasília.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

No documento lido por Flávio para a imprensa, o ex-presidente explica suas motivações. “Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil”, escreveu Bolsonaro.

“Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da República em 2026”.

Jair Bolsonaro encontra-se internado no Hospital DF Star, onde deu entrada na manhã de quarta-feira (24/12). O ex-presidente deixou a carceragem da Polícia Federal pela primeira vez desde sua prisão em 22 de novembro.

A cirurgia para correção de duas hérnias inguinais está sendo realizada na manhã desta quinta e deve durar aproximadamente quatro horas. No primeiro dia de internação, o ex-presidente realizou exames pré-operatórios, incluindo avaliação cardiológica e de risco cirúrgico, sendo considerado apto para o procedimento.

Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, dois agentes da PF vigiam o quarto do ex-presidente 24 horas por dia durante toda sua internação. Equipes de segurança também estão posicionadas dentro e fora do hospital.

Na carta, Bolsonaro também expressa o significado pessoal de sua decisão: “Entrego o que há de mais importante em vida de um pai: o próprio filho, para manter viva a chama do nosso Brasil. Tenho fé em uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representatividade daqueles que confiaram em mim”.

Leia mais: Bolsonaro passa por cirurgia nesta quinta-feira; operação deve durar 4 horas

Confira a carta na íntegra:

“Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.
Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da república em 2026.
Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho para a missão de resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiam em mim.
Ele é a continuidade do caminho de prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro.
Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade.

Brasília, 25 de dezembro de 2025.
Jair Messias Bolsonaro”

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais