Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaEm carta, Bolsonaro confirma indicação de Flávio como pré-candidato...

Em carta, Bolsonaro confirma indicação de Flávio como pré-candidato à presidência

Senador foi escolhido em carta manuscrita pelo ex-presidente antes de passar por cirurgia em Brasília

O senador Flávio Bolsonaro foi oficialmente indicado como pré-candidato à presidência da República para 2026 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A indicação foi formalizada em carta manuscrita divulgada pelos filhos do ex-mandatário nesta quinta-feira (25/12), mesmo dia em que o ex-presidente passa por procedimento cirúrgico em Brasília.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

No documento lido por Flávio para a imprensa, o ex-presidente explica suas motivações. “Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil”, escreveu Bolsonaro.

“Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da República em 2026”.

Jair Bolsonaro encontra-se internado no Hospital DF Star, onde deu entrada na manhã de quarta-feira (24/12). O ex-presidente deixou a carceragem da Polícia Federal pela primeira vez desde sua prisão em 22 de novembro.

A cirurgia para correção de duas hérnias inguinais está sendo realizada na manhã desta quinta e deve durar aproximadamente quatro horas. No primeiro dia de internação, o ex-presidente realizou exames pré-operatórios, incluindo avaliação cardiológica e de risco cirúrgico, sendo considerado apto para o procedimento.

Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, dois agentes da PF vigiam o quarto do ex-presidente 24 horas por dia durante toda sua internação. Equipes de segurança também estão posicionadas dentro e fora do hospital.

Na carta, Bolsonaro também expressa o significado pessoal de sua decisão: “Entrego o que há de mais importante em vida de um pai: o próprio filho, para manter viva a chama do nosso Brasil. Tenho fé em uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representatividade daqueles que confiaram em mim”.

Leia mais: Bolsonaro passa por cirurgia nesta quinta-feira; operação deve durar 4 horas

Confira a carta na íntegra:

“Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.
Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência da república em 2026.
Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho para a missão de resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiam em mim.
Ele é a continuidade do caminho de prosperidade que iniciei bem antes de ser presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro.
Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade.

Brasília, 25 de dezembro de 2025.
Jair Messias Bolsonaro”

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Ministro aceitou proposta de Flávio Dino em troca da redistribuição do processo que investiga maior quebra bancária da história brasileira
MP pede suspensão de salário de R$ 44 mil de ministro do STJ afastado po assédio

MP pede suspensão de salário de R$ 44 mil de ministro do STJ afastado po assédio

Representação ao TCU questiona manutenção da remuneração de Marco Buzzi, que enfrenta duas acusações de assédio sexual
Com saída de Toffoli do caso Master, STF tem chances de recuperar credibilidade

Com saída de Toffoli do caso Master, STF tem chances de recuperar credibilidade

O jurista e professor de Direito Constitucional Gustavo Sampaio analisa a decisão do STF e próximos passos da corte
Entrada do Banco Master

Mendonça convoca delegados da PF para reunião sobre fraudes do Banco Master

Ministro assumiu relatoria do inquérito após afastamento de Dias Toffoli; intuito do encontro é obter um panorama geral sobre o andamento do caso