Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaErika Hilton denuncia Flávio Bolsonaro e Nikolas Ferreira por...

Erika Hilton denuncia Flávio Bolsonaro e Nikolas Ferreira por incitar golpe

Deputada acusa parlamentares de incentivarem a intervenção estrangeira no Brasil e pedirem ruptura institucional

A deputada federal Erika Hilton protocolou uma representação criminal na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Flávio Bolsonaro e o deputado federal Nikolas Ferreira. A ação ocorreu nesta segunda-feira (5) em Brasília. A parlamentar acusa os dois de publicarem conteúdos nas redes sociais que sugerem e incentivam a atuação de autoridades estrangeiras contra o Brasil.

Em publicação no X (antigo Twitter), Erika Hilton afirmou que “a liberdade de expressão não autoriza a defesa de ruptura institucional ou a submissão do Brasil à tutela de potências estrangeiras”. A deputada também destacou que “a imunidade parlamentar não é salvo-conduto para a prática de crimes”.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O documento apresentado por Hilton relaciona as publicações dos parlamentares com a recente operação militar dos Estados Unidos na Venezuela. A deputada afirma que Flávio Bolsonaro e Nikolas Ferreira utilizaram esse contexto internacional para sugerir a possibilidade de uma intervenção externa semelhante em território brasileiro.

A representação argumenta que as manifestações divulgadas pelos dois parlamentares não constituem exercício regular da crítica política. Segundo o documento, o conteúdo “extrapola o direito à livre manifestação do pensamento” ao construir uma narrativa que “submete o Estado brasileiro à jurisdição estrangeira“.

A peça apresentada destaca que as publicações são veiculadas por meio de memes, montagens e imagens manipuladas digitalmente. Esta abordagem, conforme o documento, amplia o alcance das mensagens enquanto diminui a percepção pública sobre sua gravidade. A representação indica que, apesar da linguagem irônica e do tom aparentemente humorístico, o conteúdo político das postagens mantém sua essência.

Na denúncia, Erika Hilton afirma que as publicações de Nikolas Ferreira ironizam decisões do Supremo Tribunal Federal e questionam a legitimidade das instituições brasileiras. Em relação a Flávio Bolsonaro, o documento aponta postagens que reforçam a narrativa de colapso institucional no país e associam o Brasil a supostos mecanismos de investigação conduzidos por autoridades norte-americanas.

Com base nos elementos apresentados, Erika Hilton solicita que a Procuradoria-Geral da República instaure procedimento investigatório criminal para apurar a possível prática do crime de apologia ao golpe de Estado, previsto no artigo 359-M do Código Penal brasileiro.

Leia mais: “Sinceridade de Trump chocou governo”, relata Daniela Lima

A representação ressalta que nem a liberdade de expressão nem a imunidade parlamentar autorizam a defesa de ruptura institucional ou a submissão do Brasil à tutela de potências estrangeiras, mesmo que a mensagem seja apresentada sob a forma de humor, ironia ou crítica política.

A PGR deverá analisar a representação e decidir se instaura investigação criminal ou se arquiva o pedido. Não há informações sobre o posicionamento oficial dos parlamentares denunciados.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais