Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaEsposa de Ramagem diz que licença médica foi “necessidade...

Esposa de Ramagem diz que licença médica foi “necessidade clínica” após impactos emocionais

Procuradora de Roraima afirma que afastamento de 60 dias decorre de medidas judiciais e situação da família

A procuradora do Estado de Roraima Rebeca Ramagem afirmou nesta sexta-feira (9) que o pedido de licença médica de 60 dias do cargo foi motivado por impactos emocionais e psicológicos decorrentes da situação vivida por sua família nos últimos meses. Em publicação nas redes sociais, ela disse que o afastamento não foi uma escolha pessoal, mas uma “necessidade clínica”, recomendada por médicos.

Rebeca vive atualmente nos Estados Unidos, onde acompanha o marido, o ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL), que está foragido da Justiça brasileira após condenação no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na trama golpista. A manifestação pública ocorreu um dia após vir a público a informação de que a procuradora solicitou licença médica a partir de 22 de dezembro, depois de um período prolongado de férias fora do país.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Segundo Rebeca, a combinação de medidas judiciais, como mandados de busca, bloqueio de contas bancárias e incertezas jurídicas, gerou um ambiente que classificou como “desumano e cruel”. Ela afirmou que teve o salário suspenso, não recebeu o 13º e teve recursos financeiros bloqueados por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF. “Estamos falando de verba alimentar, que garante a subsistência minha e das minhas filhas”, declarou.

O governo de Roraima informou que o atestado médico foi recebido pelo Departamento de Recursos Humanos no dia 24 de dezembro e encaminhado à Divisão de Perícia Médica e Segurança do Trabalho da Secretaria de Gestão Estratégica e Administração. Antes da licença, Rebeca estava de férias desde novembro, com sucessivas prorrogações até 19 de dezembro. O Judiciário entrou em recesso no período e retomou as atividades em 6 de janeiro.

Paralelamente, a procuradora tenta reverter no STF o bloqueio das contas bancárias. Em mandado de segurança distribuído ao ministro André Mendonça, ela afirma não ter sido notificada previamente da decisão e sustenta que a medida a impediu de receber salário, o que, segundo a defesa, gerou um quadro de “insegurança alimentar” para ela e as duas filhas, de 14 e 7 anos.

Leia Mais: Defesa de Bolsonaro pede Smart TV e assistência religiosa durante detenção

Rebeca destacou ainda que o afastamento é temporário e afirmou que pode exercer suas funções em regime de teletrabalho, prática que diz adotar desde 2016. Lotada desde 2020 na Coordenadoria da Procuradoria-Geral do Estado de Roraima em Brasília, ela atua em ações que tramitam nos tribunais superiores. “Assim que houver alta médica, retomarei integralmente minhas atividades”, afirmou.

Alexandre Ramagem foi condenado a 16 anos de prisão, teve o mandato cassado pela Câmara dos Deputados e é alvo de pedido de extradição apresentado pelo governo brasileiro. Moraes decretou sua prisão após a Polícia Federal apontar que ele deixou o país sem autorização judicial.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais