Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaFlávio Bolsonaro promete manter agenda econômica de Paulo Guedes

Flávio Bolsonaro promete manter agenda econômica de Paulo Guedes

Senador defende redução da interferência estatal e incentivo à iniciativa privada caso avance como candidato à Presidência em 2026

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta quinta-feira (11/12) que manterá como referência a política econômica implementada durante o governo de seu pai, Jair Bolsonaro, caso avance como candidato à Presidência da República em 2026. A declaração foi feita durante sua participação em um podcast, quando o parlamentar defendeu a redução da interferência estatal na economia.

Em entrevista ao “Irmãos Dias Podcast”, o filho do ex-presidente disse que pretende seguir os princípios econômicos aplicados por Paulo Guedes, com foco na desburocratização e no incentivo à iniciativa privada. O posicionamento acontece após Flávio ter declarado que sua candidatura presidencial é “irreversível“.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

O senador explicou sua visão sobre o papel do Estado na economia, defendendo intervenções governamentais apenas em situações específicas para corrigir desequilíbrios. Segundo ele, o crescimento econômico deve ficar principalmente sob responsabilidade do setor privado.

Durante a entrevista, o parlamentar criticou as políticas sociais do atual governo federal, citando programas de transferência de renda como exemplos do que considera uma presença excessiva do Estado. Flávio declarou que a economia deve ser impulsionada por empreendedores, não por ações governamentais diretas.

Na terça-feira (9), o dólar comercial encerrou o dia cotado a R$ 5,435, com alta de 0,26%. O mercado financeiro tem operado com maior cautela diante do cenário eleitoral que começa a se desenhar para 2026.

Leia mais: Avaliação de Lula melhora entre deputados federais, aponta Quaest

Apesar da tentativa de aproximação com o mercado, análises do setor financeiro ainda apontam o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o nome mais competitivo da direita para enfrentar Lula nas próximas eleições presidenciais.

O senador tem procurado se posicionar como opção viável para o eleitorado, destacando sua formação em políticas públicas e experiência como empreendedor, além de prometer continuidade a um modelo econômico alinhado aos princípios do livre mercado.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid