Em um vídeo publicado em suas redes sociais nesta terça (02/12), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) falou sobre a visita que fez ao pai, Jair Bolsonaro, atualmente preso em uma sala especial da Polícia Federal após ser condenado em dois processos – um deles, o da trama golpista, julgado pelo STF.
Flávio lamentou o estado de saúde do pai – segundo o parlamentar, ele está “com bastante soluço e teve refluxo à noite” – e reclamou da sala onde o ex-presidente está preso. Para Flávio, é “desumano” manter Jair em “uma sala de 12 por 12”.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
No vídeo, o senador também diz que o pai é “uma pessoa honesta e inocente“, e pede que as autoridades “tenham um mínimo de humanidade” e lhe concedam a prisão em regime domiciliar.
“Só atualizando aqui a situação dele [Jair Bolsonaro], cheguei lá e ele estava com bastante soluço de novo, já começou há uns 40 minutos mais ou menos… teve refluxo durante a noite, e ele me falou uma coisa que eu não sabia: a ordem, até os policiais, é deixar ele trancado dentro de uma sala de 12 por 12, na chave, o dia inteiro (…) A sala onde ele tá hoje fica do lado do aparelho central de ar condicionado aqui do prédio, uma barulheira de sete da manhã até sete da noite (…) isso é desumano, eu peço que as autoridades que mandam nesse país, pelo menos aqueles que têm o poder, na situação que tá acontecendo, que tenham um mínimo de humanidade com uma pessoa honesta e inocente, que tá aqui sem merecer, e que pelo menos coloque ele numa domiciliar humanitária, que é o mínimo”, afirma Flávio no vídeo.
Jair Renan, filho mais novo de Bolsonaro e vereador pelo PL de Santa Catarina, republicou o vídeo do irmão mais velho e fez coro às suas falas, pedindo também auxílio a “todos os políticos que se elegeram nas costas de Jair Bolsonaro” para que endossem os pedidos de liberdade ao pai.
“Junto com a fala do meu irmão, Flávio no vídeo anterior, reforço o meu pedido a todos os políticos que se elegeram nas costas de Jair Bolsonaro. Por favor, peço uma prisão humanitária para o meu velho, para que ele possa voltar pra casa, pois, se continuar desse jeito, saberemos qual será o destino…”, escreveu o filho mais novo do ex-presidente.
Mais cedo, ainda nesta terça, os filhos de Bolsonaro protagonizaram um estranhamento com a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, esposa de Jair. Michelle, que é madrasta de Carlos, Flávio e Eduardo e mãe de Jair Renan, criticou publicamente a aliança do PL e de André Fernandes com Ciro Gomes para uma vaga no Senado pelo Ceará.
Leia mais: Irmãos Bolsonaro entram em conflito com Michelle após disputa por vaga no Senado no Ceará
Flávio foi o primeiro a responder publicamente, dizendo que Michelle “atropelou” o marido; Eduardo e Carlos endossaram as falas do irmão logo em seguida, e o próprio Jair Renan, filho biológico da ex-primeira dama, republicou a postagem onde Carlos faz coro às falas de Flávio.
